São Paulo, novembro de 2024 – A Escola Bilingue Pueri Domus – instituição que integra as Escolas Premium do Grupo SEB – realiza neste mês de novembro a 19ª edição do projeto Olho de Prata, que nasceu com a proposta de valorizar e fortalecer a relação interdisciplinar dentro dos cursos de Biologia, Física e Química, desafiando os estudantes a desenvolverem projetos que contribuam com a geração de impacto social e ambiental positivos na sociedade, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
No dia 09 de novembro a primeira parte das apresentações aconteceram nas unidades Verbo Divino e Aclimação. No entanto, no próximo dia 23 as apresentações serão nas unidades Perdizes e Itaim, com entrada gratuita para visitação. Na ocasião, os alunos da primeira série do Ensino Médio apresentarão projetos e propostas para diferentes desafios no campo do meio ambiente, tecnologia e social por meio de soluções pioneiras, inovadoras e com base científica.
“Vale reforçar que o evento também é um incentivo para fortalecer à aliança das equipes com instituições externas à escola que são envolvidas no desenvolvimento dos projetos, como universidades, ONGS e diferentes setores da indústria e do mercado de trabalho. Na última edição, a grande maioria dos 45 grupos escolheu ODS relacionadas às ações climáticas, com destaque para o Objetivo 7 (Energia Acessível e Limpa), o Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e o Objetivo 13 (Ação Contra a Mudança Global do Clima)”, comenta o professor Thiago Madrigrano, coordenador do Projeto Olho de Prata.
19ª edição: projetos inovadores
Para essa edição, o coordenador Madrigrano lembra que o Olho de Prata também prioriza temáticas voltadas à geração de energia limpa, sustentáveis e preservação ambiental. Além do mais, o evento passará a trabalhar com projetos que se encaixam em três pilares: Engenharia (foco na concepção, montagem e testagem de um invento); Pesquisa em Ciência da Natureza (foco na aplicação de um conjunto de testes para verificar a validade de um projeto) e Pesquisa da Educação (projetos que estão baseados na concepção e aplicação de um kit educacional voltado para algum eixo da Base Nacional Comum Curricular ou para algum segmento social). Os pilares dialogam diretamente com as demandas da sociedade e dos ODS, promovendo engajamento ativo e uma troca rica de conhecimentos, tais como:
Confira abaixo alguns dos projetos que serão apresentados no próximo dia 23:
Perdizes
Robô flutuante – O projeto tem como objetivo eliminar larvas de pernilongos em ambientes aquáticos, prevenindo doenças como dengue, zika e chikungunya;
Caneleira sensorial – O acessório é equipado com sensores de proximidade que detectam obstáculos e perigos ao nível das pernas;
Cápsulas de argila (Bombas de Sementes) – Contendo sementes nativas da Mata Atlântica, facilitando o reflorestamento em áreas de difícil acesso;
Vaso hermético – Previne a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ao bloquear seu acesso;
Escova com cerdas substituíveis – Reduz o desperdício de plástico e promove um consumo mais sustentável e consciente com materiais recicláveis.
Itaim
Antifúngico com ingredientes naturais – Não prejudiciais ao meio ambiente, de forma que elimine ou reduza a proliferação dos fungos com matérias naturais e que não seja prejudicial ao ser humano;
Rede Biodegradável de Pesca – Feita de amido de milho, glicerina e fibra de coco, o que ajuda a buscar uma solução que permita a pesca sem comprometer a vida marinha.
Serviço: 19ª edição do projeto Olho de Prata – Escola Bilingue Pueri Domus
– Data: 23/11
– Horários: Unidade Perdizes (das 13h às 16h) e Itaim (das 10h às 13h)
– Entrada gratuita
Sobre o Pueri Domus
Com 58 anos de história, a Escola Bilíngue Pueri Domus é um centro de referência e excelência em educação, cujo objetivo é formar cidadãos críticos, éticos e com senso de responsabilidade e de liderança. A IB World School foi uma das primeiras escolas brasileiras a obter a creditação do IB, permitindo que ofereça aos alunos do High School o currículo brasileiro juntamente com o certificado do International Baccalaureate. Além disso, as certificações de Oxford e Apple reconhecem a instituição pelo uso de seus produtos e tecnologias para impulsionar a educação e o aprendizado escolar.