Câmeras de segurança com Inteligência Artificial da Intelbras atuam
como aliadas das equipes de segurança do evento, que teve um público de mais de 300 mil pessoas
Blumenau, outubro de 2023: O número de furtos de celulares teve uma queda considerável durante os 13 primeiros dias da edição de 2023 da Oktoberfest, em Blumenau (SC). Segundo dados da Polícia Militar e da equipe de segurança do evento, foram registradas apenas sete ocorrências, onde quatro delas foram solucionadas e os aparelhos foram recuperados.
Um dos fatores que colaboraram para os resultados satisfatórios da segurança do evento foi a instalação de mais de 220 câmeras inteligentes da Intelbras (INTB3), empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 47 anos de história. As soluções de vídeo da companhia estão dispostas em locais estratégicos e perímetro da Vila Germânica.
A quantidade de câmeras representa um aumento de mais de 20% em comparação com a edição de 2022. Em apenas um fim de semana da festa realizada em 2022, houve o furto de 54 celulares. Em 2019, 172 aparelhos foram roubados em apenas seis dias de evento, segundo dados oficiais divulgados.
“As soluções com inteligência artificial da Intelbras foram essenciais para garantir a eficiência no monitoramento e segurança durante os 13 primeiros dias da Oktoberfest. A tecnologia avançada e inovadora, somada a forte atuação da Comissão de segurança da festa colaborou com a segurança do evento, garantindo a proteção dos visitantes. A integração eficiente dos sistemas de câmeras proporcionou uma resposta rápida para os incidentes, assegurando um ambiente seguro e tranquilo”, afirmou Leandro Eustáquio, Gerente do segmento de CFTV IP na Intelbras.
Mesmo com as fortes chuvas na região e a suspensão de alguns dos dias da festividade, cerca de 300 mil pessoas estiveram presentes na Vila Germânica nos primeiros 13 dias de Oktoberfest.
Agilidade e Inteligência Artificial favorecem segurança do evento
A agilidade na resolução das ocorrências na festa possui uma outra grande aliada, é o ECC (Event Center Control), que funciona como uma central de controle e monitoramento do festival, responsável por solucionar e direcionar ocorrências ligadas à segurança para os órgãos competentes. O centro de controle também atua com o software de monitoramento Intelbras Defense IA 3.0, que auxilia na identificação e busca de pessoas por meio de Inteligência Artificial.
Por trás desta tecnologia, há uma equipe especializada, que atua no controle das câmeras, análise de imagens e identificação de situações que possam originar uma ocorrência.
“O trabalho em parceria com a comissão de segurança da Oktoberfest, aliada à alta tecnologia oferecida pela Minister e Intelbras, vem trazendo muita assertividade na captura dos suspeitos, graças à precisão das imagens e eficiência da equipe que atua incansavelmente na central. E isto está surtindo efeito na rápida resolução dessas ocorrências”, disse Philipe H. da Cunha, gerente de monitoramento da Minister.
Resultados alcançados na edição de 2022
Já no primeiro fim de semana da Oktoberfest Blumenau do ano anterior (2022) foi comprovado que a estratégia de investir em melhorias de segurança foi assertiva. Com auxílio de soluções da Intelbras, foram registrados 54 boletins de ocorrências de furto de celular, queda de 68% em comparação com o mesmo período da edição presencial anterior, realizada em 2019.
Segundo informações da Comissão de Segurança do festival, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, equipe de segurança privada e de monitoramento, dez aparelhos foram recuperados e duas pessoas foram presas. Ainda de acordo com a organização, somente em um dos dias do evento, foi computado um público de mais de 64 mil pessoas, e nenhum caso de briga foi registrado.