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Muito além do Ipiranga: Projeto discute narrativas negligenciadas da independência brasileira em escolas públicas

“Era Uma Vez…Brasil” levará mais de 110 estudantes e professores brasileiros para intercâmbio em Portugal e chega à sua sétima edição estreando no Ceará 

 

 

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Ao pensar na Independência do Brasil, qual a primeira imagem que lhe vem à cabeça? Pois é! A cena de Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga gritando “Independência ou morte” está tão enraizada no imaginário coletivo que é quase impossível pensar que, na prática, a história não foi bem assim. E é justamente para descontruir essa ideia que o “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação voltado para estudantes e professores de História do oitavo ano da rede pública de ensino, chega à sua sétima edição em 2023 trabalhando o recorte temático “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros ‘Brasis'”.

Há sete anos, a iniciativa reconta a História do Brasil para além do que está posto nos livros didáticos tradicionais em escolas públicas brasileiras. Nesta nova edição, o projeto cresce e passa a mobilizar, simultaneamente, as redes de ensino de quatro estados e 11 cidades: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; Recife e Belo Jardim, em Pernambuco; e, as estreantes, Santa Quitéria e Itatira, no Ceará.

O “Era Uma Vez…Brasil” desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas. O projeto acontece em quatro etapas e tem como resultado de uma delas um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal. Esse ano, o projeto levará em novembro mais de 110 brasileiros, entre alunos e professores de escolas públicas, para a Europa.

“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”.

OUTRAS INDEPENDÊNCIAS

Após duas edições trabalhando como tema os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro, o “Era Uma Vez…Brasil” tem nesta sétima edição um novo recorte.

A nova proposta pedagógica, formatada pela curadora do projeto Mayara Santos, reflete sobre os processos de independência ocorridos nos mais variados territórios do Brasil. A partir da perspectiva crítica, outros atores históricos, que por vezes não são lembrados como protagonistas desse importante evento, poderão aparecer, serem discutidos e trazidos ao centro do debate.

“Acabamos de completar 200 anos de independência e, motivados também por isso, queremos sair da imagem engessada que todos têm desse momento, com esse Dom Pedro I, homem heroico, que em cima de um cavalo branco, levanta uma espada e proclama a independência. Vamos nos aprofundar nesse processo e buscaremos lançar luzes a pessoas e narrativas negligenciadas pela historiografia cristalizada sobre o tema. Logo, será uma excelente oportunidade para conhecer e destacar a história de mulheres e homens, negros e indígenas, que lutaram pela emancipação do Brasil nas mais variadas regiões do país, e que não tiveram o devido reconhecimento”, explica Mayara.

Para viabilizar atividades durante todo o ano letivo, a iniciativa conta com parcerias importantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes e patrocínio de Grupo Moura, Lwart Soluções Ambientais, Grupo Rodonaves, Usina da Pedra, Yamana Gold e Galvani. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

“Desde 2016 apoiamos o “Era Uma Vez…Brasil”, e assim como o projeto, nós também valorizamos a nossa história, porque entendemos que somos o fruto dela e, mais do que isso, que a nossa biografia deve ajudar a pautar as decisões do futuro. Além disso, acreditamos muito em projetos que fomentam à educação e à cultura, dois pilares que consideramos de extrema importância para o desenvolvimento do País e destes jovens, que encontram na iniciativa uma oportunidade única para aprender e vivenciar essa imersão cultural”, comenta João Naves, Fundador e Presidente do Grupo Rodonaves.

Em seis anos consecutivos de projeto, foram beneficiados mais de 13 mil adolescentes de 434 escolas públicas localizadas em 29 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.

ETAPAS

O projeto é realizado em quatro etapas, que acompanham o calendário letivo das escolas. A primeira delas tem início em março e chama-se “Fatos Históricos”. Nela, professores de História de todas as cidades que integram o projeto participam de encontros sucessivos de formação e capacitação. Nesses encontros, os docentes participantes recebem a missão de propor em sala de aula diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção para os alunos inscritos. Como resultado, tem-se a produção de histórias em quadrinhos (HQs) e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. As cem melhores HQs produzidas integrarão o livro “Era uma vez…Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Os estudantes que criam as melhores HQs seguem para a segunda etapa: o “Campus de arte-educação”. Nela, os adolescentes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Essa etapa é também decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, o “Intercâmbio” para Portugal.

INTERCÂMBIO

Serão dez dias em Portugal em novembro vivenciando experiências e visitando pontos históricos para conhecer tudo o que liga a história dos dois países, além de trocar conhecimentos com estudantes portugueses, visitando escolas locais. Os estudantes brasileiros ainda irão compartilhar os produtos culturais construídos ao longo do ano, apresentando os filmes produzidos por eles e divulgando o livro de HQs.

COMUNIDADE
Realizada após o intercâmbio, a quarta e última etapa do “Era uma Vez… Brasil” traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Os participantes serão estimulados a produzir um projeto de intervenção que impacte a sua comunidade. Durante o encontro eles compartilharão suas visões, experiências e expectativas de transformação nas mais diversas naturezas: política, econômica, social e cultural.

ORIGEM PRODUÇÕES

Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência.

Para saber mais, visite: www.eraumavezbrasil.com.br

Mais informações à imprensa:
Leve Comunicação Criativa

Cris Felix – (71) 99969-9423 |leve.comcriativa@gmail.com


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