De acordo com a consultoria, o isolamento imposto pela pandemia da Covid-19 acelerou o crescimento do comércio eletrônico; categorias de Alimentação, Cuidados com Pets e Beleza & Cuidados Pessoais são as que registrarão maiores crescimentos percentuais entre 2020 e 2024
São Paulo, 17 de agosto de 2020 – A Kearney, consultoria global de gestão estratégica, acaba de divulgar um estudo sobre os impactos da Covid-19 no comportamento de consumo dos brasileiros e, consequentemente, no comércio eletrônico no País. Segundo a análise, as compras online devem registrar R$ 111 bilhões em 2020, considerando um cenário base. A cifra é 49% superior à registrada em 2019, quando o mercado faturou R$ 75 bilhões. Nos cenários conservador e otimista, as vendas totalizariam cerca de R$ 103 bilhões e R$ 120 bilhões, respectivamente.
Quando considerada a projeção para o período de 2020 a 2024, a análise indica que os novos hábitos de consumo podem trazer aproximadamente R$ 69 bilhões em vendas adicionais ao e-commerce no País, na comparação com projeções anteriores à pandemia. Com isso, o mercado deve crescer a uma taxa de 17,3% ao ano no período, chegando a aproximadamente R$ 211 bilhões em 2024, novamente considerando o cenário macroeconômico base. No otimista, o crescimento médio anual é de 20,7%, com vendas ultrapassando a marca dos R$ 250 bilhões.
Esteban Bowles, sócio da Kearney e um dos responsáveis pelo estudo, afirma que o comércio eletrônico, que já vinha crescendo e conquistando espaço no gosto do consumidor, consolida-se e chega a um novo patamar. Mas ele observa que é preciso entender que não se trata de um movimento novo, apenas acelerado. “O mercado brasileiro de comércio eletrônico já vinha registrando índices de crescimento maiores que o do varejo tradicional há alguns anos”, afirma. “A pandemia veio acelerar essa tendência, particularmente para algumas categorias, como alimentos, que no passado tiveram uma adoção menor.”
Com a pandemia de Covid-19, e o forçoso isolamento social de boa parte da população, este crescimento ganhou um impulso. Com boa parte do comércio tradicional com as portas fechadas, muitos setores vivenciaram o crescimento de suas vendas online nos primeiros dois meses de pandemia no Brasil. E isso fica claro quando se percebe o aumento do tráfego nos principais sites nacionais de comércio eletrônico entre os meses de fevereiro e maio deste ano.
Crescimento por categoria
O estudo revela ainda que as categorias de Alimentação, Cuidados com Pets e Beleza & Cuidados Pessoais serão aquelas com maior crescimento percentual: vendas 320% maiores em 2024, ante 2019, ganhando R$15 bilhões de mercado no período para o cenário base.
Em números absolutos, o maior crescimento deve ser registrado na categoria de eletrônicos, com adição de R$ 22 bilhões de vendas em relação ao nível registrado em 2019.
Consolidação pós-pandemia
Segundo a análise da Kearney, a tendência acelerada durante o isolamento deve se consolidar. A consultoria ouviu consumidores em todo o Brasil. Do total de entrevistados que utilizam estes aplicativos por causa da pandemia, 52% afirmam que devem continuar a usar os serviços com a mesma frequência. Outros 36% também continuarão, só que com menos frequência.
Sobre a Kearney
A Kearney é uma das maiores consultorias globais de gestão estratégica. Com presença em mais de 40 países, nossas pessoas nos fazem quem somos. Desde 1926, somos consultores de confiança das maiores organizações do mundo. A Kearney é uma empresa detida por sócios e tem o compromisso de ajudar clientes a alcançarem impacto imediato e aumentarem a vantagem relacionada às suas questões mais críticas.