Pesquisa realizada pela startup Borzo com seus entregadores revela que Honda e Yamaha são as marcas preferidas dos colaboradores
São Paulo, outubro de 2022 – Você já deve ter se perguntado o tamanho da frota de motoristas de um aplicativo de entrega e qual a preferência deles em mobilidade, já que utilizam o veículo como meio de trabalho. Pensando nisso, a Borzo (ex-Click Entregas), plataforma online de entregas expressas, fez uma pesquisa com 500 de seus parceiros para identificar quais são marcas e modelos favoritos, bem como os motivos para isso.
Segundo o levantamento, 87,9% dos motoristas ativos na plataforma utilizam motocicleta e 11,6% preferem carro. Um dos principais motivos para isso é o consumo de combustível, com 46,4% deles ressaltando a importância desse aspecto. “A plataforma da Borzo é voltada ao B2B, então atuamos como um parceiro logístico das empresas. Por conta disso, nossos motoristas preferem utilizar veículos como carros e motos, ao invés de bicicletas, por exemplo. Já a preferência por veículos econômicos é explicada pelo momento de alto valor no combustível, que interfere diretamente na renda do entregador”, explica Ana Sutil, Gerente de Operações da Borzo no Brasil.
Preferências dos entregadores
Com a grande diferença entre motociclistas e motoristas, o destaque fica com a Honda, representando cerca de 59,7% da frota com os modelos CG Fan, CG Titan, CG Cargo e Bros como os preferidos. Em seguida, vem a Yahama, com 21%, composto principalmente pelos modelos Fazer e Factor. Pelo lado dos carros, Renault e GM são as mais marcas mais utilizadas, com os modelos Sandero e Clio, e Onix, respectivamente.
Junto da eficiência energética, os motoristas consideram preço e facilidade de mobilidade como o segundo e terceiro ponto de atenção, com 13,8% e 11,7%, respectivamente. Por fim, a condição de pagamento e conforto foram selecionados por 10,7% e 8,2% dos parceiros.
“Verificamos uma ampla preferência por modelos que consomem pouco combustível, facilitando a vida do motorista, que pode fazer mais entregas antes de abastecer. A ampla preferência por motocicletas também ressalta a importância da mobilidade, já que eles não ficam tanto tempo presos no trânsito das cidades que atuam”, finaliza Ana.
Atualmente a Borzo conta com mais de 25 mil de entregadores autônomos ativos e mais de 100 mil clientes (entre usuários e empresas). A empresa atua em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Campinas (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).