Com o nome de Professional Women’s Network, ação engloba colaboradoras nos diversos países em que a companhia está presente na região para tratar de assuntos dentro e fora da empresa
São Paulo, março de 2022 – Neste mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Tate & Lyle, fornecedora global de soluções e ingredientes para o mercado de alimentos e bebidas, apresenta detalhes do Professional Women’s Network na América Latina, iniciativa local da empresa que visa colocar a mulher no centro das discussões tanto nas questões internas da empresa como também na sociedade como um todo, na busca pela igualdade de gênero.
Conhecido pela sigla PWN, o programa está presente na região há aproximadamente seis meses e integra a estratégia global da empresa de equidade, diversidade e inclusão. Com o propósito de preparar as futuras líderes da Tate & Lyle para liderar e inspirar a próxima geração, a iniciativa também promove a voz, o crescimento e o desenvolvimento de mulheres sub-representadas, impulsiona o crescimento e o desenvolvimento pessoal e se concentra em condições de trabalho, educação, consistência de benefícios oferecidos globalmente pela empresa e engajamento com as comunidades locais.
A ação conta com um grupo de mulheres e aliados muito diverso, que relaciona, por exemplo, diferentes cargos, departamentos e países, o que enriquece o desenvolvimento de ações. Essa pluralidade de perfis permite o intercâmbio de ideias, relacionando as experiências vivenciadas por cada colaboradora diante de seu cenário local, de forma a contribuir para o desenvolvimento de projetos nas diferentes regiões da América Latina.
“Nossa proposta é realizar um networking de mulheres, visando a maior equidade entre os gêneros, além de ajudar os homens a identificar o que está correto e o que é inclusivo ou não na interação diária com o público feminino”, explica Erika Arnosti, Technical Manager Stevia da Tate & Lyle para Latam, mostrando que o PWN impacta e inclui também os homens.
Os pilares que sustentam o Professional Women’s Network
O PWN tem como base três pilares na América Latina: liderança do negócio, garantindo que as decisões-chave da empresa sejam feitas com equidade e inclusão em mente; educação, ajudando a educar a comunidade mais ampla de colaboradores e enfrentando os desafios no local de trabalho, além de possibilitar o progresso e a orientação de carreira; e eventos e comunidade, sendo o foco interno em celebrações e eventos sociais e o foco externo em voluntariado junto à comunidade e eventos de doação.
Quando falamos em liderança do negócio, o programa se propõe a promover equidade e consistência em nossas políticas e práticas nos países da América Latina. “Mapeamos os cenários para entender o que podemos fazer para propor mudanças. As licenças de maternidade e paternidade, por exemplo, são diferentes entre os países. Buscamos equidade, justiça e consistência em nossas propostas”, detalha Renata Andrade, Stevia Commercial Development Lead da Tate & Lyle para Latam.
Sobre o pilar de educação, a proposta é conscientizar sobre questões de equidade, diversidade e inclusão na comunidade feminina da empresa, como também promover atividades e material educacional para apoiar a rede e a comunidade feminina na América Latina. O projeto inicial deste pilar na região é inédito na Tate & Lyle, com a realização de uma pesquisa que servirá como base para os próximos passos da ação.
“Promovemos uma pesquisa anônima com as mulheres da região para entender seus pontos de desconforto dentro e fora da empresa e identificar os desafios existentes para que possamos pensar em ações e soluções justas que promovem a equidade”, comenta Roxana Hercolini, Account Manager da Tate & Lyle.
Quanto ao pilar eventos e comunidade, o PWN tem a finalidade de realizar eventos globais e discussões junto aos colaboradores em importantes tópicos relacionados à equidade profissional para as mulheres na empresa. E como seu próprio nome diz, ultrapassa as barreiras da companhia, uma vez que realiza atividades para prestar suporte às comunidades nas regiões em que a Tate & Lyle opera com trabalho voluntário.
“Fomentamos eventos e discussões sobre diversos temas a partir desta iniciativa. Contamos com um calendário para abordar diferentes assuntos ao longo do ano, e convidamos também palestrantes externos, como foi o caso de um evento no período do Outubro Rosa, no qual contamos com a apresentação de uma fisioterapeuta especializada em saúde feminina e câncer de mama, e que venceu a doença duas vezes, para falar sobre o tema”, explica Sylvia Aguirre, Human Resources Business Partner da Tate & Lyle para México, Colômbia e Costa Rica, mostrando que o PWN na América Latina é uma grande oportunidade para compartilhar conhecimento e educar sobre diversos temas.
Como o maior Grupo de Recursos para Funcionários na Tate & Lyle globalmente, a companhia sente-se orgulhosa da presença e impacto crescentes na América Latina. Com 33% dos funcionários da região participando do evento de lançamento, o PWN na América Latina vem causando impacto desde o primeiro dia.