Apesar de reconhecerem a importância dos dados para seus negócios, companhias ainda tem dificuldade de fornecer informações completas
De acordo com a Straits Research, empresa mundial de consultoria e pesquisa de mercado, o tamanho do mercado global de governança de dados deve atingir um valor esperado de US$ 11,68 bilhões até 2030, com a taxa de crescimento anual composto de 21% durante o período de previsão (2022 até 2030). O levantamento revela a importância cada vez maior da cultura voltada para dados e da consequente tomada de decisões com base neles, processo chamado de DDDM (do inglês “data-driven decision making”).
Com a evolução das tecnologias da informação e o aumento exponencial da quantidade de dados disponíveis, o uso dessas informações valiosas tornou-se cada vez mais crucial para as operações empresariais modernas, influenciando a forma como elas atuam e tomam decisões estratégicas. Porém, sua aplicação efetiva pode representar um desafio considerável. Além de coletá-los, é importante saber como acessá-los, organizá-los e analisar todos eles da maneira correta.
“Sabemos que hoje, com a infinidade de dados disponíveis, podemos criar estratégias excelentes e tomar decisões muito bem embasadas. Porém, a gestão eficiente desses ativos, sobretudo na cadeia logística, ainda é um desafio significativo”, ressalta Fabio Sas, sócio e diretor comercial da Linear Softwares Matemáticos, uma das principais empresas brasileiras de softwares matemáticos voltados para a otimização de processos de supply chain.