Até 2021, o segmento deve faturar US$1,4 bilhão no país. Cenário anima o setor para busca de especialização
Dados das mais diversas fontes evidenciam a força do mercado de games no Brasil atualmente. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames)*, o país conta com cerca de 66 milhões de gamers; é o 13º maior mercado de games no mundo e o 2º maior na América Latina. Já um estudo da PwC**, uma das maiores agências de auditoria, consultoria e pesquisa do mundo, indica que, até 2021, esse setor deve faturar por volta de US$1,4 bilhão no país, um crescimento de 17% em relação aos indicadores de 2016, configurando um dos mais promissores da indústria do entretenimento nacional.
Para Silvia Oliveeri Porto, coordenadora da área de tecnologia da informação do Senac Santo André, os bons números geram otimismo, pois pode significar mais oportunidades de emprego no segmento. Para aproveitá-las, a qualificação é essencial. “Com tanta gente consumindo jogos, a indústria precisa ter equipes que deem conta de atender à demanda, o que faz com que o mercado torne-se promissor para profissionais dedicados e bem-preparados”, explica.
Silvia ressalta, inclusive, que a movimentação em busca de capacitação na área tem sido bastante significativa, beneficiando todo o segmento. “Percebemos que houve um aumento na procura por cursos destinados especialmente para o desenvolvimento de games, mas como o processo de criação envolve muitos profissionais, com expertises diferentes, todo o nicho acaba sendo privilegiado, tornando o momento positivo para programadores, designers, especialistas em áudio e vídeo, entre outros especialistas”, justifica.
O Senac Santo André mantém um amplo portfólio de cursos para capacitação de profissionais que desejam dedicar-se ao mercado de games. Para consultar as opções, basta acessar o Portal Senac (www.sp.senac.br/santoandre) ou ir até a unidade.
Senac Santo André
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro – Santo André/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/santoandre
Fontes:
https://www.pwc.com.br/pt/outlook-17/somos-gamers.html