Mais de 80% dos brasileiros não bloqueiam o smartphone com senha - Trama
Voltar para sala de imprensa
AVG

Mais de 80% dos brasileiros não bloqueiam o smartphone com senha

 Pesquisa da AVG mostra que 70% dos brasileiros conhecem os perigos dos dispositivos móveis, mas seu comportamento online continua inseguro

São Paulo, março de 2013 – O uso da internet por meio de dispositivos móveis deve chegar a 300 milhões em 2013 no Brasil, fazendo deste um mercado atrativo para os cibercriminosos.  Será que estes usuários estão cientes de que os dispositivos móveis estão tão vulneráveis a ataques quanto os PCs e notebooks? Nova pesquisa da AVG Technologies, fabricante de softwares de segurança para computadores, revela que a consciência existe, porém as práticas de segurança ainda não são adotadas de forma maciça: mais de 70% dos brasileiros dizem conhecer os riscos à smartphones, mas, mesmo cientes das ameaças, 86% não utilizam senhas para bloquear o acesso aos seus dispositivos. No caso dos tablets, o comportamento muda e 46% dos usuários optam pelo bloqueio por senha.

Os dados apontam que ainda há um longo caminho a seguir para conscientizar quanto aos riscos dos dispositivos móveis. “A pesquisa nos mostrou, por exemplo, que 88% das pessoas estão usando wi-fi público, mas apenas 26% dessas pessoas fazem transações bancárias quando conectados com o tablet a essas redes. Ou seja, por mais que ainda não saibam ao certo de onde podem vir as ameaças, os brasileiros estão agindo de forma prudente”, revela Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG no Brasil.

Um dos pontos nos quais os brasileiros se destacaram foi na prudência no compartilhamento de informações estar emergindo nos internautas brasileiros. Mais de 70% dos entrevistados afirmaram não expor suas senhas a terceiros e 80% disseram não armazenar informações financeiras nos smartphones ou tablets. Em contrapartida, mais da metade dos entrevistados não sabia que, enquanto navegam, podem ter dados de seus dispositivos rastreados por empresas de comércio online e de telefonia.

“O conhecimento sobre alguns dos riscos já é um passo bastante positivo. O próximo passo é a compreensão sobre as diversas modalidades de infecção em dispositivos móveis e as formas de evitar esse tipo de incidente”, reforça Sumrell.

Quanto à exposição de dados aos desconhecidos, o estudo apontou que 32% temem o vazamento de fotos da família e amigos, 21% se preocupam mais com o acesso a senhas e informações financeiras, a mesma quantidade de pessoas teme por suas fotos íntimas e 9% preocupam-se com a visualização de seus dados telefônicos por terceiros.

A pesquisa foi feita no Brasil com 1.023 usuários no mês de janeiro e incluiu internautas dos Estados Unidos, Alemanha, França e Reino Unido.

Sobre AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em solução de segurança, protegendo mais de 120 milhões de usuários em 167 países das crescentes ameaças da web, como vírus, spam, golpes eletrônicos e de hackers na Internet. A AVG tem quase 20 anos de experiência em combater o cibercrime e possui um dos mais avançados laboratórios para detecção, apreensão e combate a ameaças na Internet. O seu software gratuito, que pode ser baixado na Internet, permite que usuários iniciantes tenham proteção básica e, com baixos custos, evoluam para maiores níveis de proteção e satisfação. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco, Ingram Micro, Wal-Mart, e Yahoo! No Brasil, a Winco é a distribuidora exclusiva das soluções da fabricante.

Mais informações em www.avgbrasil.com.br.
 
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: