Parque tecnológico pernambucano ajudará governo de Moçambique a criar polo de inovação
São Paulo, setembro de 2012 – O Porto Digital recebeu no mês de agosto a visita de Venâncio Simão Massingue, ministro da Ciência e Tecnologia do Governo da República de Moçambique, para negociações de cooperação. O encontro foi o primeiro passo para a criação de um Protocolo de Intenções para Cooperação entre o país africano e o Porto Digital, visando ao desenvolvimento de um parque tecnológico em Maluana.
O próximo passo para a formalização do acordo é a visita de uma comitiva da equipe de empreendedorismo do Porto Digital à cidade onde está o centro tecnológico moçambicano. Segundo Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, o encontro foi proveitoso. "Venâncio foi direto ao ponto e me perguntou se o Porto Digital poderia contribuir no sentido de estruturar e implantar uma incubadora de empresas em Maluana. Respondi que será um prazer imenso da nossa parte colaborar com o desenvolvimento de um parque tecnológico naquela região", comemorou.
Entre as cláusulas do convênio estão a estruturação do ecossistema tecnológio e da implantação de uma incubadora de empresas inovadoras. O treinamento e capacitação da equipe de Maluana também estão inclusos no acordo. Esse será o primeiro passo para estabelecer um canal de intercâmbio entre os dois parques tecnológicos.
A visita do ministro Venâncio partiu de um convite do Governo de Pernambuco formulado com a intenção de estreitar relacionamentos e oportunidades de cooperação em soluções tecnológicas voltadas para prestação de serviços de governo eletrônico e para conhecimento das iniciativas no campo das Tecnologias da Informação e Comunicação.
A política de parceria com Moçambique, com a intenção de ajudar o desenvolvimento do país, faz parte das prioridades da política externa nacional. O governo brasileiro – representado pelo Ministério das Relações Exteriores – também investe no crescimento tecnológico da nação africana, por meio de diversos acordos de cooperação. Entre eles, destaca-se o convênio com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para a formação de pessoal na área de saúde pública, e a implantação de uma fábrica de antirretrovirais, medicamentos que combatem o vírus HIV.
Sobre o Porto Digital O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova
Receba o boletim diálogos
Newsletter semanal com curadoria de conteúdo desenvolvida por nós. Uma visão integrada e de futuro da comunicação. Assine.