A Rede SACI – Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação (www.saci.org.br) — realiza um chat com o sociólogo José Pastore no dia 30 de maio (sexta-feira), a partir das 9h. O tema do bate-papo será “Brasil: 24,5 milhões de pessoas com deficiência e baixa participação no mercado de trabalho. Por quê?”.
Especialista em relações trabalhistas e desenvolvimento institucional, Pastore é professor aposentado da Faculdade de Economia e Administração (FEA) e pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ambas da Universidade de São Paulo (USP). Colunista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de livros como “Oportunidades de Trabalho para Portadores de Deficiência”, da editora LTr , ele se dedica ao estudo do tema há mais de quarenta anos.
O sociólogo é o primeiro convidado de uma série de chats que a SACI irá organizar para discutir a inclusão profissional de pessoas com deficiência no Brasil. O encontro com Pastore representa o início das ações do Observatório de Práticas de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho, que a SACI criou com o objetivo de intensificar o debate sobre o tema.
Além de chamar profissionais envolvidos com a área do trabalho, que agirão como observadores em todo o País, a Rede SACI pretende envolver todos que queiram colaborar de alguma forma. Sugestões de pautas, artigos, divulgação de iniciativas e sugestão de soluções a respeito do assunto podem ser enviadas para o e-mail anasouto@saci.org.br.
Para participar da conversa com José Pastore, basta acessar o link “bate-papo” no portal da SACI (www.saci.org.br), no próximo dia 30 de maio, a partir das 9h.
Sobre a Rede SACI
A Rede SACI (Solidariedade, Apoio, Comunicação e Informação) é uma rede eletrônica que atua como facilitadora da comunicação e da difusão de informações sobre deficiência, visando estimular a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania das pessoas portadoras de deficiência. Criada pela Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Instituto Amankay, com apoio institucional da Fundação Telefônica e de Vitae, a Rede SACI utiliza a Internet como principal ferramenta de trabalho com o objetivo de promover o contato entre deficientes, familiares, profissionais, formuladores de políticas públicas, instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil.