Brasil Game Show seleciona Olimpíada de Jogos Digitais, criado pela JoyStreet a pedido da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, como destaque das categorias educativa e games for change
São Paulo, outubro de 2012 – Todos os anos a maior feira de jogos digitais da América Latina, a Brasil Game Show, aponta quais são os melhores games nacionais de diversas áreas. Em 2012, o vencedor nas categorias Educação e Games for Change foi a Olimpíada de Jogos Digitais e Educação (OjE), projeto especial da Secretaria do Estado de Pernambuco, idealizado pela empresa JoyStreet, embarcada no Porto Digital, parque tecnológico recifense. A premiação, que ocorreu no último dia 11 de outubro, também tinha como concorrentes dois projetos apoiados pela Fapesp e pelo CNPq – Contra a Dengue e Ludo Primeiros Passos.
A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é uma plataforma lúdica criada para estimular os processos de aprendizagem entre alunos e professores dos ensinos fundamental e médio. A OjE funciona como uma rede social com jogos digitais e atividades que desafiam os alunos a cumprirem etapas de uma aventura de “role playing game” (RPG), desenhada para enfatizar habilidades cognitivas e colaborativas. Além do jogo RPG, fazem parte do roteiro do game jogos casuais, enigmas inspirados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), “wikigames” e jogos de realidade alternativa (ARG).
“A Olimpíada de Jogos Digitais e Educação é o melhor projeto de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com aplicação em educação no Brasil desenvolvida nos últimos tempos”, confirma Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, polo tecnológico que abriga a JoyStreet, empresa criadora do game. A JoyStreet, encabeçada por Fred Vasconcelos, é uma das empresas de jogos digitais do parque, que também conta com a iCare e a Playfull Games.
Com o uso da OjE, os alunos aprendem a usar o ambiente da internet para fins educativos, além de serem incentivados a colaborarem entre si e a trabalharem em grupo. Assim, alcança-se a principal finalidade do game, que é promover processos de aprendizagem por meio do diálogo e da diversão. Os jogos vão estimular a aprendizagem periférica, chamando a atenção para assuntos dos diversos conteúdos disciplinares.
A plataforma é usada como base para competições anuais de alunos da rede estadual pernambucana. Os alunos são convidados a formarem grupos, os quais, com a ajuda de um professor, respondem a desafios. Os estudantes que se saem melhor nas competições ganham prêmios virtuais e reais.
Mais informações em:
(81) 3224-0234
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova