Encontro teve como objetivo alinhar oportunidades que visam o desenvolvimento socioeconômico do Brasil por meio da criação de soluções tecnológicas
São José (SC), abril de 2024: Na última quarta-feira, 24 de abril de 2024, executivos da Intelbras (INTB3), empresa brasileira de tecnologia com 48 anos de história, receberam a visita de representantes da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) na sua matriz, localizada em São José (SC). No encontro, a agência apresentou para os membros da companhia suas linhas de financiamento de projetos de inovação, alinhadas com a política da Nova Indústria Brasil (NIB), iniciativa do Governo Federal, que visa promover o desenvolvimento socioeconômico do país, com oportunidades em diversas frentes de trabalho que são relacionadas ao portfólio da Intelbras.
Na ocasião, estiveram presentes Rafael Boeing, diretor superintendente financeiro e de relações com investidores da Intelbras, acompanhado dos superintendentes de negócio, Henrique Fernandez, Marcio Ferreira e Paulo Daniel Correa, além de diretores e gerentes da companhia. A condução da visita foi feita por Rosilda Prates, relações institucionais e governamentais da Intelbras e os executivos receberam Newton Hamatsu, superintendente de inovação na Finep, e Joana Meirelles, gerente de projetos da Finep.
“O encontro foi uma oportunidade para aprofundarmos as iniciativas de financiamentos de inovação e assim possibilitar a exploração de diferentes mercados, agregando tecnologias cada vez mais inovadoras em nossas soluções”, afirmou Rafael Boeing.
Para Newton Hamatsu, representante da Finep presente no encontro, a Intelbras é uma empresa muito importante no contexto da nova política industrial. “Vemos muita sinergia da empresa com a nova política industrial e com os programas da Finep, tanto pelo foco em inovação da Intelbras, como por sua atuação em temas críticos, como a transição energética e a transformação digital. Certamente é uma empresa que dá muito orgulho a todos os brasileiros”, comentou o executivo.
Segundo dados fornecidos pela FINEP neste ano, a agência pretende aplicar R$ 41 bilhões em projetos alinhados às prioridades do ecossistema de inovação. Em 2023, foram cerca de 1.680 projetos contratados em diversas frentes, como propriedade intelectual, tecnologias digitais e defesa nacional.
Foco em inovação
A Intelbras está em constante desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, agregando funcionalidades cada vez mais avançadas em seus produtos, como é o caso da Inteligência Artificial, que oferece uma série de ganhos para o segmento de segurança eletrônica, por exemplo. A tecnologia baseada em IA está presente nas câmeras de segurança e controladores de acesso da marca, por exemplo, que podem ser gerenciados por um software com IA, que possibilita criar diversas automações que ampliam a segurança das pessoas em situações de risco, além de facilitar e agilizar a tomada de decisão dos operadores.
Portanto, a Intelbras está focada em buscar o crescimento sustentável dos seus negócios por meio de novos produtos inovadores. Entre as ações que reafirmam esse compromisso, está o Plano de Inovação da companhia para 2024, que captou R$ 200 milhões por meio de um financiamento oferecido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O objetivo da captação do montante é investir no desenvolvimento e aprimoramento de produtos.
“A Intelbras está sempre trabalhando para agregar novas funcionalidades e melhorias em suas soluções. Constantemente, aprimoramos o nosso portfólio, investindo em inovação, com foco na necessidade do cliente e a fim de oferecer uma experiência diferenciada que una segurança, eficiência, agilidade e praticidade”, finaliza Boeing.