Por meio de uma cerimônia que uniu cerca de 100 clientes e parceiros, as empresas apresentaram novos produtos e planos para o futuro
São Paulo, novembro de 2023: No último dia 29 de novembro, em São Paulo (SP), a Intelbras (INTB3), empresa brasileira com 47 anos de história, junto com a FiberHome, uma das maiores fabricantes do mundo de produtos para o mercado de telecomunicações, realizaram o evento de lançamento oficial da nova parceria entre as duas companhias. Na ocasião, mais de 100 convidados, entre clientes do mercado de provedores (ISPs) e distribuidores, tiveram a oportunidade de conhecer as novas soluções tecnológicas inovadoras advindas dessa parceria, bem como as perspectivas de mercado e planos para o futuro.
“Estamos unindo forças de duas grandes empresas para que os nossos clientes tenham o que há de melhor e mais avançado em tecnologia. Agora, teremos um complemento de portfólio muito importante para atender uma gama ainda maior de projetos, com o objetivo de expandir nossos negócios e seguir trabalhando com base em inovação, qualidade e satisfação máxima dos nossos parceiros”, afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.
Entre os produtos que serão oferecidos, estão soluções de cabeamento estruturado, GPON e roteadores. Dentro deste cenário, a Intelbras passa a fabricar e comercializar de forma exclusiva as soluções para o mercado de provedores, visando ampliar sua participação nesse segmento a partir de sua reconhecida capilaridade nos negócios. O incremento no portfólio terá início em janeiro de 2024 e deve acontecer de forma gradual durante todo o ano.
Segundo Felix Deng, CEO da FiberHome do Brasil, a parceria será essencial para a expansão dos negócios da companhia no Brasil, promovendo a produção local e possibilitando a criação de novas soluções com a Intelbras, que possui uma estrutura ideal para apoiá-los nesse processo. “A ação visa a colaboração e compartilhamento de experiências das empresas, a fim de não apenas produzir soluções mais eficientes, mas também nos aproximando dos nossos clientes e detectando, cada vez mais de perto, suas necessidades, problemas e possíveis soluções, sempre nos baseando em inovação”, comenta.
Metas e planos para o futuro_______________________________________
Entre as informações compartilhadas durante o evento, destaca-se o levantamento realizado pela TIC Domicílios, que identificou a presença de banda larga fixa em 70% dos domicílios brasileiros, mercado que movimentou R$ 4 bilhões em 2022. Dentro deste cenário, além de famílias que ainda não usam serviços de internet cabeada, existe também a possibilidade de atualização dos equipamentos usados pelos provedores e pelas operadoras.
“A Intelbras identificou que existe a possibilidade de ativarmos mais de 20 milhões de residências que ainda não possuem conexão de internet via banda larga, além de podermos atualizar outras 15 milhões que utilizam tecnologias ultrapassadas aplicando os novos produtos advindos da parceria para que o serviço prestado pelos provedores ao consumidor final seja melhor e tenha um maior valor agregado”, comenta Henrique Fernandez, diretor superintendente de unidade de negócios da Intelbras.
Para o futuro, as empresas irão trabalhar na criação de novas soluções para outras categorias de produtos, que também serão produzidas e vendidas no Brasil. Ainda em 2024, a meta é iniciar o desenvolvimento de produtos que seguem acompanhando as tendências mundiais e evoluções tecnológicas dentro do segmento de redes.
“Já no ano que vem, iremos avançar ainda mais em termos de novas tecnologias agregadas ao nosso portfólio. Um exemplo é a aplicação do Wi-Fi 7 em roteadores, que graças à parceria com a FiberHome, conseguiremos antecipar essa tendência. Também iremos ampliar nossa oferta na linha de passivos ópticos (ODN), com um portifólio completo de conectores, adaptadores e caixas ópticas”, diz Amilcar Scheffer, diretor da unidade de redes da Intelbras.
Investimentos da Intelbras________________________________________
A Intelbras iniciou as operações da nova unidade de Tubarão (SC) em maio deste ano, com investimento inicial de R$ 60 milhões. Desde então, a planta é responsável pela produção de cabos de redes e cabos de fibra óptica. A unidade ocupa um terreno de 30 mil metros quadrados, com 15 mil metros quadrados de área construída.
O principal destaque da produção na filial é o cabo de fibra óptica. Segundo levantamento realizado pela empresa, o Brasil consome anualmente mais de 1,5 milhão de quilômetros de cabos de fibra óptica e mais de 1 milhão de caixas de cabos de rede. De acordo com a ANATEL, as conexões de banda larga, por meio de fibra ótica, correspondem a 70% das conexões existentes no Brasil.