São Paulo, maio de 2015 – Startups que desejem participar do processo seletivo para a aceleradora Jump Brasil, ligada ao parque tecnológico Porto Digital, tem até sexta-feira (29) para enviarem sua inscrição. Em parceria com o Instituto Talento Brasil e com investimento da Jereissati Participações, estão abertas cinco vagas para empresas inovadoras.
As startups selecionadas passarão por um período de aceleração de cinco meses. Durante esse tempo, as empresas receberão aporte financeiro de R$ 40 mil para a estruturação de modelo de negócios. Também é parte do programa sessões de capacitação, mentoria, consultoria empresarial, conexão com investidores e seminários.
"O Porto Digital possui uma estratégia de desenvolvimento do empreendedorismo e inovação suportada por incubadoras e aceleradoras. O público-alvo da Jump Brasil são as empresas que já apresentam maturidade no seu modelo de negócios e perspectivas de atender às demandas do mercado", comenta Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico.
As empresas procuradas são aquelas com produtos já lançados ou em fase de pré-lançamento com foco em TIC e Economia Criativa e com uso intensivo de tecnologia. Ademais, uma das vagas será destinada a projetos que contribuam para o desenvolvimento de soluções urbanas, com prioridade para os seguintes temas: mobilidade urbana, energia, poluição, sustentabilidade e segurança.
O superintendente da Jump Brasil, Pedro Souza, está promovendo uma série de encontros e conversas com atores do ecossistema local e regional para divulgar a chamada. "Além de encontros em faculdades, universidades e ambientes de coworking, estamos em contato com comunidades de startups de todo o Nordeste e disponíveis para tirar dúvidas e esclarecimentos", explica.
Startups de todo o Brasil podem submeter propostas de aceleração. Para participar, as empresas devem submeter o formulário disponível no site da Jump Brasil (www.jumpbrasil.com), assim como anexar um vídeo de dois minutos com apresentação e justificativa de inscrição. Os selecionados nessa etapa passarão por entrevista presencial, na sede da aceleradora. Os finalistas assinarão contratos de participação societária.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecime nto e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.