Projeto fará parte das comemorações oficiais da Prefeitura Municipal pelo aniversário de 450 anos da capital paulista. O conteúdo estará disponível em CD-ROM, com distribuição gratuita para escolas, bibliotecas e centros comunitários, e na Internet.
São Paulo, 12 de novembro de 2003 – A Mamute Multimídia, empresa incubada do Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), elaborou um aplicativo multimídia, que permite ao usuário fazer um passeio virtual pela várzea do Tamanduateí, Carmo e Parque D. Pedro II. O projeto, intitulado São Paulo da Várzea do Tamanduateí – Passeio virtual onde a cidade nasceu, será lançado em CD-ROM e site na internet, durante as comemorações oficiais dos 450 anos da cidade de São Paulo.
Durante o passeio em realidade virtual, internautas, professores, estudantes, pesquisadores e interessados em geral poderão fazer uma visita orientada a São Paulo da Várzea do Tamanduateí. Elaborado em conjunto com arquitetos, o programa desenvolvido pela Mamute permite verificar as alterações históricas, culturais, sociais e urbanísticas ocorridas em mais de quatro séculos.
O sócio-diretor da Mamute Mídia Gian Zelada destaca que não se trata de um registro estatístico. “Os conteúdos do CD-ROM e do site possuem mecanismos que possibilitam variadas utilizações, como planos de aulas para disciplinas como história, geografia e matemática”, observa.
O CD-ROM será distribuído gratuitamente para escolas, bibliotecas, centros comunitários, telecentros e infocentros. O site na internet será de acesso livre e disponibilizará o conteúdo do CD-ROM adaptados, com suporte para comunidade de usuários. Os aplicativos serão trilíngues (português, inglês e espanhol). Os recursos de mídia interativa utilizados são baseados em fotografia, vídeo, animações, textos, fotografia, trilha sonora e locução com um sistema de busca por assunto ou palavra-chave.
Mamute Mídia
A Mamute Mídia presta serviços na criação, desenvolvimento e gestão de sistemas interativos, e-learning e comunidades on-line. Unindo inteligência, integração de talentos e domínio dos recursos tecnológicos oferece as soluções mais adequadas para cada caso.
Sobre o Cietec
Um dos mais importantes centros incubadores do país, o Cietec foi criado em abril de 98 por um convênio entre a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), a USP (Universidade de São Paulo (Sebrae-SP), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas (Ipen). O centro incubador é uma nova forma de incentivo ao desenvolvimento de tecnologia, muito popular no exterior e que está a cada dia se fortalecendo mais no Brasil. Seu objetivo é incubar empreendimentos de base tecnológica de forma a ampliar o índice de sobrevivência e a competitividade dessas empresas, objetivando o crescimento da economia brasileira, o aumento da geração de empregos qualificados e de melhores resultados na balança comercial brasileira. Site: www.cietec.org.br
Glossário:
Incubadoras: instituições que se destinam a apoiar empreendedores, criando condições para o crescimento de suas empresas. As incubadoras oferecem serviços especializados, orientação, espaço físico e infra-estrutura técnica, administrativa e operacional.
Incubadas: empresas constituídas (ou empreendedores) que dominam uma tecnologia e têm interesse em desenvolver seu produto ou serviço na Incubadora. É necessário que disponham de capital mínimo assegurado para o início da operação e tenham previsão de obter faturamento em até 12 meses após a instalação.