Grupo Trama Reputale investe em transformação digital e anuncia novo Diretor - Trama
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Grupo Trama Reputale investe em transformação digital e anuncia novo Diretor

Agência de comunicação integrada está focada na adesão de inovações como IA e Cloud Computing para a otimização de processos e desenvolvimento de novos mercados   

Kalil Spiandorim, novo Diretor de Transformação Digital do Grupo Trama Reputale

São Paulo, 2024 – Com 28 anos de história e um legado consolidado no mercado de comunicação, o Grupo Trama Reputale, agência de comunicação integrada, anuncia um investimento em transformação digital. A empresa destinará mais de meio milhão de reais para a modernização tecnológica de processos e serviços, reafirmando o compromisso em acompanhar as tendências e demandas do mercado. O movimento estratégico visa fortalecer a presença digital do Grupo Trama Reputale, que está entre as 20 principais agências de relações públicas do país, ampliando suas capacidades de inovação e entregas digitais para clientes.

Como parte dessa iniciativa, a agência promove Kalil Spiandorim ao cargo de Diretor de Transformação Digital. O profissional, que já atuava em posição de liderança dentro do grupo, agora será responsável por conduzir a integração de novas tecnologias e acelerar a digitalização de todas as áreas da agência.

“Estamos vivendo um momento crucial de evolução na comunicação e no relacionamento com o público. Investir em tecnologia não é apenas uma escolha, mas uma necessidade para continuarmos oferecendo soluções de ponta aos nossos clientes. A promoção do Kalil Spiandorim à diretoria de transformação digital reforça nossa estratégia de nos tornarmos cada vez mais ágeis e inovadores”, destaca Leila Gasparindo, CEO do Grupo Trama Reputale.

As ações fazem parte de uma série de iniciativas que visam transformar a agência em um hub de inovação na área de comunicação e relações púbicas, capaz de antecipar tendências e oferecer soluções cada vez mais integradas e digitais. Com essa mudança, o Grupo Trama Reputale se posiciona na vanguarda do setor, preparando-se para os desafios e oportunidades do futuro.

“Em um cenário onde mudanças são constantes, a transformação digital proporcionará para a agência a flexibilidade necessária para se adaptar rapidamente aos novos desafios e oportunidades, garantindo sua longevidade e sucesso”, explica a CEO.

Mercado de comunicação corporativa em transformação

O mercado de comunicação digital no Brasil está projetado para continuar crescendo. Para se ter uma ideia, de acordo com estudo da WARC, companhia que fornece conhecimento para profissionais de marketing, os gastos globais com publicidade devem chegar a US$ 1,04 trilhão ainda em 2024, e segundo estudo produzido pelo IAB Brasil, agente de desenvolvimento sustentável da publicidade digital no País, em parceria com a Kantar Ibope Media, líder em dados, insights e consultoria, apenas no primeiro semestre de 2023, a publicidade digital nacional movimentou R$ 16,4 bilhões, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números são resultado do contante avanço da digitalização dos canais tradicionais e do aumento do uso de novas tecnologias.

No campo das relações públicas, a transformação digital também segue como uma marca, com a IA sendo apontada como uma das tecnologias que mais influenciará o setor. A capacidade de análise de dados em tempo real e a automação de tarefas estão transformando a forma como as campanhas são executadas. As expectativas são de que essa digitalização continue a crescer, tornando as estratégias ainda mais eficazes​.

Na área de comunicação interna, a previsão é de que o mercado também veja um crescimento impulsionado pela transformação digital. A adoção de ferramentas digitais e o foco em uma comunicação mais personalizada e omnichannel estão redefinindo a forma como as empresas se comunicam com os colaboradores. Com o trabalho remoto e híbrido, as soluções digitais para comunicação interna se tornaram essenciais.

As projeções demonstram a importância crescente do investimento em transformação digital das agências de comunicação no Brasil, garantindo que permaneçam competitivas, e capazes de atender às novas demandas do mercado e mudanças no comportamento dos consumidores que mais, a cada dia, usam plataformas digitais para se informarem e interagirem com as marcas.

Assim, o Grupo Trama Reputale está de olho neste cenário e entre os objetivos da agência em investir em transformação digital estão: oferecer comunicações mais personalizadas, utilizando dados e IA, o que resultará em campanhas de maior impacto; automatizar processos, aderir ferramentas de gestão de projetos e integrar plataformas digitais a fim de reduzir custos e aumentar a produtividade; usar inovações para o monitoramento em tempo real das campanhas, permitindo ajustes imediatos e melhorias, e no caso de relações públicas e endomarketing, poder medir o impacto das estratégias de forma mais precisa; expandir o alcance das campanhas e estratégias de comunicação, permitindo a construção de marcas em mercados diversificados e interconectados; utilizar ferramentas para explorar novas ideias, formatos e canais de comunicação; e promover maior engajamento dos colaboradores através de plataformas interativas e colaborativas para um ambiente corporativo mais dinâmico.

De acordo com Kalil Spiandorim, o Grupo Trama Reputale está atento a todas as possibilidades e oportunidades da transformação digital. “Em um primeiro momento estamos investindo em sistemas na nuvem dedicados à colaboração em tempo real, com indicadores de desenvolvimento dos projetos e fluxos, e também em inteligência artificial para tornar tarefas mais ágeis e assertivas”. Com isso os clientes passam a ter acesso a dados em tempo real sobre os projetos, cronogramas e resultados do trabalho da agência.

“Já estamos trabalhando para que a Trama atue com além do básico de IA. Faremos com que a Inteligência Artificial e outras tecnologias, sejam pensadas como parte de todas as etapas, avançando em uma comunicação realmente integrada. Faremos projetos contínuos e temos a computação em nuvem e IA como prioridades”, conta o novo Diretor de Transformação Digital do Grupo.

Hoje, a agência possui mais 70 colaboradores de 40 clientes, entre eles, Hcor, Instituto Mauá de Tecnologia, Wickbold, Intelbras, Fundação Grupo Volkswagen, Seven Boys, BP Bunge, Fujitsu, UNICEF, Bluey (BBC), entre outros. Com o processo de transformação digital, a expectativa é que a agência atraia ainda mais clientes e talentos.

Sobre Kalil Spiandorim

É Bacharel em Relações Públicas, com MBA em Administração e Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e especializações em Gestão de Projetos pela Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) e em Marketing Digital Avançado pela Digital House. Kalil Spiandorim também é pós-graduando em Transformação Digital pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Atua há 9 anos no Grupo Trama Reputale, tendo passado pelos cargos de Gerente de Comunicação Interna, Gerente de Estratégia Digital e Head de Comunicação Integrada. É atualmente Diretor de Transformação Digital.


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