Instituto Mauá de Tecnologia e Ministério de Minas e Energia apresentam resultados que reforçam os benefícios ambientais e econômicos do combustível com maior teor de etanol
São Paulo, março de 2025 – O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e o Ministério de Minas e Energia (MME) divulgaram recentemente os resultados do estudo de viabilidade técnica da gasolina E30, combustível composto por 30% de etanol anidro. A pesquisa, parte do programa Combustível do Futuro, avaliou os impactos ambientais e técnicos da mistura ampliada, trazendo dados promissores para a modernização da matriz energética brasileira.
Os testes, conduzidos entre janeiro e fevereiro de 2025, envolveram 16 veículos leves e 13 motocicletas, analisando emissões de gases poluentes, dirigibilidade e desempenho. A seleção dos modelos permitiu identificar que eventuais variações de comportamento estavam mais associadas a fatores como tempo de uso, quilometragem e tecnologias empregadas do que ao tipo de combustível utilizado.
Resultados positivos reforçam potencial do E30
Nos testes com automóveis, não foram identificadas diferenças no comportamento dos veículos que pudessem ser atribuídas ao novo combustível, nem impactos que comprometessem a percepção de dirigibilidade dos motoristas. Além disso, os ensaios de emissões e consumo não apresentaram alterações significativas.
“Participar deste projeto reforça ainda mais a confiança do mercado e do governo no Instituto Mauá de Tecnologia para contribuir com um tema tão relevante globalmente. Estamos empenhados em assegurar que a transição para uma gasolina com maior teor de etanol seja viável e sustentável, atendendo aos rigorosos padrões técnicos e de desempenho exigidos pelo setor automotivo”, concluiu Luana Cristina Xavier Camargos, coordenadora do Núcleo de Certificação e Homologação do IMT.
Clique aqui e assista ao evento de apresentação dos resultados dos testes do E30