A lista ‘’Latin America EdTech 100’’ reúne as startups de educação mais promissoras dos 20 países da região
A Cubos Academy, edtech baiana que está entre as maiores do Brasil, acaba de ser listada entre as 100 startups de educação e tecnologia mais promissoras da América Latina de 2023, de acordo com a lista divulgada pela renomada HolonIQ. A plataforma global de inteligência de impacto, analisa por meio de dados as empresas mais inovadoras do mundo dentro do nicho de tecnologia educacional e, a partir disso, gera insights e projeções.
O ‘’Latin America EdTech 100’’ tem como principal objetivo identificar startups jovens, de rápido crescimento e com abordagem educacional inovadora. A avaliação é baseada numa base de dados alimentada por dados e insights da Plataforma de Inteligência de Impactado da plataforma, em conjunto com avaliações qualitativas da Unidade de Inteligência da HolonIQ e de especialistas do mercado local. As organizações são avaliadas e pontuadas com base em critérios de elegibilidade e avaliação, que excluem edtechs fundadas há mais de 10 anos.
Um recorte interessante é que o Brasil é o país mais presente na lista, e em segundo lugar, está o México. Juntos, os dois países representam quase 60% das empresas. De acordo com análise da HolonIQ , o foco do Brasil está quase que inteiramente direcionado para a educação da força de trabalho, abrangendo soluções para apoiar a mobilidade social por meio da educação. Para a Cubos Academy, impulsionar o acesso à educação de qualidade para transformar realidades é um dos principais objetivos e propósitos da edtech.
‘’Estamos há 4 anos no mercado e ao longo desse período experienciamos de forma prática como a educação em tecnologia tem o potencial de mudar vidas, sobretudo em países como o Brasil. Já impactamos mais de 300 mil pessoas e, para nós, o principal indicador de sucesso é observar nossos alunos transformando suas realidades e a realidade das suas famílias. Estar entre as 100 edtechs mais promissoras da América Latina é um marco que nos assegura que estamos no caminho certo’’ ressalta José Messias Júnior, CEO e founder da Cubos Academy.
Ganhando R$20,00 por hora para dar aulas de robótica na própria escola, aos 18 anos, José Messias Júnior entendeu que ensinar fazia parte das coisas que ele queria fazer. Hoje aos 32 anos, o empresário é CEO da Cubos Academy e cofundador da Cubos Tecnologia, holding de startups responsável pelo desenvolvimento de sucessos como o Zigpay e o Amigo Edu.
‘’Todo sonho começa de algum lugar. O meu começou de forma improvisada dando aulas particulares na sala da minha casa. Com o número de alunos aumentando, o meu sonho também cresceu e, hoje, depois de colocar em prática uma metodologia voltada para a empregabilidade em TI, somos a maior edtech do Nordeste e, agora, estamos entre as 100 edtechs que mais geram impacto na América Latina. Estamos colecionando conquistas e muitas outras estão por vir’’, finaliza o empresário.