Sala de Imprensa | FGVW
Voltar para sala de imprensa

Fundação Grupo Volkswagen discute mobilidade social e justiça climática na Conferência ESG Brasil-Alemanha

Durante o evento, Renata Pifer destacou o impacto das mudanças climáticas nas populações vulneráveis e a importância da inclusão produtiva para mitigar esses efeitos, defendendo uma ação conjunta entre empresas e Terceiro Setor

São Paulo, outubro de 2024 – A Fundação Grupo Volkswagen marcou presença, na última quinta-feira (17), na 2ª Conferência ESG Brasil-Alemanha: Conexões do Futuro, realizada pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK Rio) em parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro.  O evento tem o objetivo de fomentar ações e parcerias que promovam um futuro mais sustentável e resiliente, oferecendo uma plataforma para o debate de práticas inovadoras e soluções colaborativas. A edição deste ano promoveu a abordagem de temas como políticas energéticas e socioambientais, pilares do ESG, mercado de carbono e governança inclusiva no contexto do ESG. 

Renata Pifer, gestora administrativo-financeira da Fundação Grupo Volkswagen, participou do painel “A Voz do Social: O Desafio das Mudanças Climáticas”, onde discutiu o impacto da crise climática nas populações vulneráveis e ressaltou a importância da mobilidade social como uma das soluções para mitigar os efeitos negativos sobre essas comunidades. 

“Criar condições para que as populações vulneráveis possam ascender social e economicamente é fundamental para fortalecer sua resiliência diante das crises ambientais,” afirmou Pifer.  

Renata também enfatizou a importância da inclusão produtiva como uma abordagem essencial para enfrentar a crise climática. “Especialmente no contexto das populações mais vulneráveis, o acesso a formação, emprego qualificado e o apoio ao empreendedorismo social e sustentável possibilitam que essas pessoas participem ativamente da economia, gerando valor e criando soluções inovadoras enquanto se adaptam, de forma mais segura, à nova realidade que se apresenta”, explicou.  

A executiva ressaltou, ainda, que o impacto das crises ambientais, especialmente sobre populações vulneráveis, ultrapassa as fronteiras do debate socioambiental e pode contribuir para agravar desigualdades sociais e econômicas, exigindo uma resposta coordenada de todos os setores da sociedade civil. E nessas ações, tanto o terceiro setor como o setor privado tem papel fundamental, estando em posição de fomentar, impulsionar e liderar essa transformação. 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: