São Paulo, setembro de 2012 – O 17º Desafio Brasil consagrou uma empresa ligada à C.A.I.S. do Porto, incubadora do parque tecnológico recifense Porto Digital, como a melhor startup da região de Pernambuco, Ceará, Maranhão e Piauí. A E-lixo Sustentável agora competirá com as finalistas das demais capitais brasileiras para ganhar prêmios como: vagas em incubadoras e aceleradoras, além de valores em dinheiro e encontros com especialistas.
“Vencer esse Desafio foi uma ótima surpresa, pois um dos objetivos da incubação na CAIS do Porto é construir um plano de negócio competitivo e atrativo aos investidores para, em seguida, colocar em produção o nosso projeto”, afirmou Sérgio Clério, um dos sócios do E-Lixo Sustentável.
O projeto da E-lixo Sustentável consiste no desenvolvimento de um aplicativo que facilita a coleta de informações do lixo eletrônico a partir das redes sociais e também de dispositivos com acesso à internet. Dessa maneira, será possível estruturar essas informações para disponibilizá-las dentro da cadeia de logística reversa do lixo eletrônico.
O programa de incubação da C.A.I.S. do Porto, do qual a startup faz parte, dura 18 meses, com uma primeira fase de pré-incubação e outra de incubação efetiva, em que é desenvolvido o negócio e realizada uma estratégia de crescimento da empresa. Na última seleção, foram escolhidos 17 empreendimentos, os quais passaram por um comitê de análise de projetos, composto por especialistas.
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação:
@tramainova