Sandra de Sá, Suzana Pires, Izabel Goulart, Carlinhos de Jesus, Silvio Guindane, Felipe Foldosi e Carla Diaz foram algumas das celebridades que publicaram fotos em seus perfis oficiais nas redes sociais com a mensagem "Não Desvie o Olhar" (#naodesvieoolhar). Todos convidaram seus seguidores para fazer o mesmo.
"Vamos vestir a camisa e escrever #nãodesvieoolhar. Exploração sexual de crianças e adolescentes é crime! Denuncie!", publicou a cantora Sandra de Sá em suas páginas no Facebook e Twitter.
Já o ex-BBB Maurício Joaquim (Mau Mau, do BBB 11), escreveu no Instagram: "não desvie o olhar! Sabemos que enquanto a festa rola e os champanhes estouram, os problemas continuam acontecendo no nosso país. Nada para enquanto estamos bem ou enquanto o tempo passa, podemos nos posicionar de forma mais ativa diante dos problemas do nosso Brasil, que chamamos de pátria. Sejamos atentos, a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, denuncie!".
Outros famosos como a ex-BBB Natália Casassola, o diretor Ricky Mastro, a jornalista Graça Paes, o repórter Franklin David, o cantor Júnior Magalhães e as atrizes Polliana Aleixo e Gabi Lopes, também publicaram fotos com a mensagem destacada em placas e até mesmo no próprio corpo.
Recentemente, o jogador Alexsandro de Souza, o Alex, do Coritiba, gravou um vídeo de apoio à campanha. Desde seu lançamento, a iniciativa conta com um grande time de apoiadores: os jogadores Kaká e Juninho Pernambucano, a atriz Taís Araújo e o comentarista Arnaldo Cézar Coelho.
Para conferir os vídeos e mensagens dos apoiadores, visite a página no Facebook: www.facebook.com/naodesvieoolhar.
Sobre a campanha Não Desvie o Olhar
No Brasil, a campanha é realizada nas 12 cidades-sede da Copa e conta com a parceria do Governo Federal, governos estaduais, prefeituras, iniciativa privada, veículos de comunicação, atores públicos e sociedade civil.
A ação pretende sensibilizar a sociedade para proteção dos direitos das crianças e adolescentes e alertar os turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime – bem como as consequências judiciais que sofrerão (no Brasil ou em seus países de origem) caso se envolvam com a exploração sexual de jovens.
A partir desta semana, as ações serão intensificadas em aeronaves, aeroportos e hotéis, passando por táxis, bares e restaurantes, os percursos mais percorridos pelos turistas, nacionais e internacionais.
Para isso, conta com parceiros de peso do trade turístico como a rede de hotéis Accor, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), as empresas administradoras de aeroportos, Infraero e Inframérica, a empresa CVC, sindicatos, instituições do Sistema S, entre outros.
"Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira", aposta o presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli.
Além do Brasil, a campanha também está sendo veiculada em 16 países da Europa, sob a coordenação da rede ECPAT (End Child Prostitution And Trafficking): França, Holanda, Alemanha, Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha, Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING
E-mail: comunicacaocn@sesi.org.br
Ynaiana Leite +55 (61) 3217 0745
Paloma Santos +55 (61) 3217 0746
Caetano Alves +55 (61) 3217 0714
Sobre Conselho Nacional do Sesi
O Conselho Nacional é a instância máxima do SESI. É responsável por avaliar todos os programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os orçamentos do departamento nacional e dos departamentos regionais, além de prestar contas aos órgãos de controle da União – a Controladoria Geral (CGU) e o Tribunal de Contas (TCU). Também supervisiona a ação de alguns projetos sociais de abrangência nacional e parcerias com instituições do Sistema S.