C.A.I.S. do Porto visa a atrair ideias inovadoras na área de TI de todo o Brasil para o parque tecnológico do Recife
São Paulo, junho de 2012 – O prazo de inscrição para os interessados em embarcarem na incubadora C.A.I.S. do Porto, ligada ao Porto Digital, termina no próximo dia 22 de junho. Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário do edital, que está no site da instituição (cais.portodigital.org). Nesse processo seletivo serão selecionadas 18 novas empresas.
Os melhores projetos serão elegidos segundo alguns critérios. Nove vagas serão destinadas aos inscritos que priorizem os principais arranjos produtivos de Pernambuco. Outros três selecionados serão empresas que solucionem problemas de sustentabilidade socioambiental das cidades. As três ideias que possam ser desenvolvidas para atender grandes eventos culturais e esportivos também serão bem-vindas. As últimas três a serem contempladas serão escolhidas entre aquelas que resolvam problemas em qualquer área de interesse para o Estado.
Empreendedores de todos os lugares do país podem submeter suas ideias, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. É preciso, no entanto, que a equipe seja composta por pelo menos dois membros, sendo que um deles deve ter experiência na área de TI, para que consiga executar o produto ou trazer pessoas que possam conduzi-lo.
Os 18 projetos selecionados passarão por um período de seis meses de avaliação. Depois desse tempo, dez deles continuarão incubados, após verificação de plano de negócios e aprovação por uma banca formada por governo, empresas e academia.
Os projetos que entrarem na Incubadora do C.A.I.S. terão todos os benefícios das empresas embarcadas no Porto Digital, como: formação do empreendedor; uso da marca Porto Digital; participação em eventos e feiras; acesso a cursos de capacitação; relacionamento com a mídia; e estrutura "ready to use", que facilita o rápido início do trabalho sem a preocupação com a montagem do escritório.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova