Especialista do Senac Santo André ensina como aplicar a técnica e explica seus benefícios
O Ministério da Saúde* diz que há evidências científicas que mostram os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as chamadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS) – recursos terapêuticos que incluem técnicas como massagens, acupuntura, aromaterapia, biodança e reiki – para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida.
Em tempos de isolamento social tais tratamentos podem contribuir de forma significativa para lidar com os efeitos gerados pelo confinamento, como tensão, estresse, ansiedade, entre outros. No entanto, a quarentena impõe restrições para acessar os serviços de profissionais que atuam no segmento, por isso, a especialista Fabiola Dallecio, fisioterapeuta e docente da área de saúde e bem-estar do Senac Santo André, elaborou um roteiro para a realização de alongamentos caseiros e automassagem, técnicas que prometem ajudar no relaxamento, alívio das tensões emocionais, melhora na oxigenação do corpo, diminuição das dores musculares, renovação energética, entre outros benefícios.
“A aplicação dessa técnica depende do conhecimento de si mesmo, do seu corpo e funcionamento, para identificar o ponto que deve ser pressionado para tratar o que se deseja”, explica Fabiola, que completa: “pressionar algumas regiões e observar aquelas que doem é uma dica para localizar os pontos mais importantes a serem tratados”.
Acalmar a mente
No ponto entre as sobrancelhas, pressione com intensidade moderada o dedo polegar, por 15 segundos. Solte. Aguarde alguns segundos e repita a ação, por mais 4 ou 5 vezes.
Relaxamento muscular
Com as duas mãos, pressione a parte lateral do pé e o ponto cerca de 3 dedos abaixo do joelho, simultaneamente. Aperte e solte repetidamente como se estivesse ‘bombeando’ até perceber uma sensação de bem-estar.
De pé, alongue o corpo, ajustando a postura, estique os braços acima da cabeça e mantenha a posição por 10 segundos. Solte. Posicione os braços a frente no corpo, com a palma de uma das mãos virada para frente e dedos para cima, segure com a outra mão e mantenha a postura por mais 10 ou 15 segundos. Alterne e repita o movimento.
Redução do estresse, alívio de dor de cabeça e melhora na qualidade do sono
Com as pontas dos dedos indicador, médio e anelar, juntos, pressione as têmporas – parte lateral da cabeça, acima do osso da bochecha. Faça movimentos circulares, de intensidade moderada, por cerca de 15 segundos. Solte, aguarde e repita mais 2 ou 3 vezes até sentir alívio. Repita este mesmo procedimento na nuca.
Antes de dormir, faça movimentos de alongamento. Em pé, estique os braços para o alto e para os lados. Já deitado na cama, abrace firmemente as pernas, segure por alguns segundos e solte. Repita de 2 a 3 vezes.
Quando já estiver sonolento, inspire profundamente o ar e solte em seguida. Repita mais 4 vezes.
Alívio de dor nas costas
Faça de 4 a 5 compressões no lado direito da nuca com os dois dedos da mão esquerda. Repetir o procedimento de forma invertida: com a mão direita, no lado esquerdo da nuca. Fazer 2 séries de cada lado devem ser suficientes.
Relaxamento
Com os polegares, pressione de forma um pouco mais intensa, o centro da sola do pé, alternando com movimentos circulares. Mantenha o ponto pressionado por alguns segundos conforme a sensibilidade, solte, faça novos movimentos, retome a pressão. Invista na técnica até que sinta alívio.
Senac Santo André
Endereço: Avenida Ramiro Colleoni, 110 – Centro – Santo André – SP
Junho/2020