A empresa fecha o ano com grandes conquistas e comemora o início da operação no exterior.
São Paulo, 17 de Dezembro de 2003 – A EXECPLAN, especializada no desenvolvimento de soluções para Business Intelligence, anuncia o crescimento da ordem de 30%, com previsão de fechar o ano com faturamento superior a 8 milhões em 2003.
Para 2004, as perspectivas são ainda mais otimistas, devido a vários fatores combinados: além da recuperação da economia nacional, dos novos produtos lançados durante 2003, e da ampliação expressiva dos distribuidores, a empresa planeja uma forte ampliação da presença no exterior e estima um crescimento superior a 50% no faturamento.
Os números são mais expressivos quando analisados em relação a outros índices. A quantidade de distribuidores aumentou em 250%, passando de sei no final de 2002 para 15 atualmente, sendo 13 no Brasil e dois no exterior. “Esse aumento é significativo não somente pelo número de distribuidores, mas também no aprimoramento do processo de treinamento, ou seja, foi criado o M.B.I. – Master in Business Intelligence, uma certificação com muito mais qualidade para o preparo dos distribuidores”, relata Antonio Augusto, Presidente da EXECPLAN.
Mercado externo
O ano de 2003 marca o início da presença da EXECPLAN no mercado internacional e do direcionamento da empresa para a exportação de seus produtos de B.I., que deverá ter grande ênfase em 2004. O destaque atual no exterior fica por conta da BSS, de Portugal, que tem tido muito sucesso na inserção dos produtos EXECPLAN naquele mercado e espera fechar os primeiros negócios ainda este ano. Além disso, a empresa está finalizando até o final deste ano o contrato com um distribuidor nos EUA.
“Em 2004, iremos abrir alguns novos mercados no exterior. Estamos contratando um experiente executivo no setor de B.I. para cuidar somente do mercado externo, pois existem várias oportunidades nesse segmento e vamos explorá-las”, afirma o executivo. Está prevista a participação da EXECPLAN em vários eventos no exterior e iniciativas no mercado internacional, como a participação na CEBIT em Março próximo na Alemanha e missões comerciais em outros países.
O investimento se estende aos softwares que devem ganhar versões em novos idiomas “Já fizemos o FAST B.I. em italiano e até o inicio de março teremos uma versão do produto em alemão, além dos idiomas inglês e espanhol já existentes”, afirma. Quando for necessário, faremos em outros idiomas, conforme o andamento dos negócios no exterior, pois todos os produtos já têm estrutura multi idioma.
Novos produtos e segmentos de mercado
No ano de 2003 houve uma mudança significativa também na oferta de produtos, com aumento de 275%. A EXECPLAN terminou 2002 com quatro produtos de B.I. e hoje oferece 11 soluções, com inovações criadas para mercados segmentados como bancos, seguradoras, cooperativas de créditos, governo, entre outros. Em Janeiro próximo, será lançado um novo produto, novamente para outro segmento expressivo de mercado.
“Fizemos investimentos expressivos na ampliação do número de produtos, e mesmo com todas essas inconstâncias no mercado em 2002 e 2003, não mudamos nada em nossos planos estabelecidos para o biênio. Sem descontinuar nenhum projeto, sem diminuir a equipe, muito pelo contrário, continuamos com o ritmo normal de negócios com o firme objetivo de criar aplicações cada vez mais segmentadas e específicas para atender mercados verticais, o que possibilita hoje um diferencial expressivo no mercado”, explica Julio Gualter, VP de Tecnologia da EXECPLAN.
Estratégias de marketing
A empresa fez também um investimento recorde em marketing e realizou um total de 80 eventos no ano, com uma média de vinte por trimestre. Isto é um incremento superior a 30% sobre 2002, quando aconteceram 60 eventos do mesmo porte.
Em 2004, novos seminários foram criados para divulgar os novos produtos lançados recentemente, alem dos novos eventos no exterior. “Nossa tecnologia, recursos analíticos e estratégia de implementação são muito diferenciados dos tradicionais B.I. de mercado, portanto, os eventos são fundamentais para que o mercado possa conhecer nossa proposta inovadora de rápida implementação e otimização de resultados” destaca Ricardo Maikel, Diretor de Vendas da empresa.
Previsões para 2004
A EXECPLAN está com ótimas expectativas para o próximo ano, tanto no mercado nacional como no internacional. “Certamente iremos abrir mais espaço no exterior em 2004, bem como colher resultados de todos os projetos iniciados em 2003, como os novos produtos lançados, e os distribuidores com quem firmamos parceria recentemente que começarão a trazer resultados efetivos”, afirma Antonio. A meta anual será faturar entre 12 a 15 milhões em 2004.
Sobre a EXECPLAN
A EXECPLAN é uma empresa 100% nacional, especializada no desenvolvimento de soluções segmentadas de Business Intelligence, que facilitam a tomada de decisões por parte dos executivos com vários recursos para análises detalhadas das informações tático-estratégicas de um negócio. Entre seus diferenciais, destaca-se a sua exclusiva estratégia de implantação, bem diferente dos projetos convencionais, fazendo uma implantação corporativa em curto prazo, com qualidade e prazo garantido por contrato SLA, a mais avançadas e completas soluções de B.I.
Os seus produtos oferecem recursos analíticos que surpreendem pelas inovações disponíveis, atendendo plenamente as necessidades de informações dos executivos, proporcionando total flexibilidade de análises e facilidade de uso, permitindo a analise e otimização de resultados, ao invés da simples manipulação básica de dados de outros B.I.s, permitindo a mudança de decisões estratégias devido a precisão e agilidade de analises.
Em 2002, o faturamento da empresa foi de R$ 6,4 milhões, e a perspectiva de crescimento para este ano é 30%. Sua estratégia de expansão privilegia a atuação por meio de distribuidores, sendo que hoje a EXECPLAN conta com 11 produtos de Business Intelligence em vários segmentos e para diferentes portes de empresas, e atualmente conta com 15 distribuidores, sendo 13 nacionais e 2 no exterior (Portugal e Colômbia).