São Paulo, outubro de 2012 – Até o dia 2 de novembro, pesquisadores, professores, profissionais e estudantes podem inscrever seus trabalhos sobre experiências inovadoras na gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos para o SIREE 2013. O III Seminário Internacional sobre Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos será realizado pelo parque tecnológico recifense Porto Digital em fevereiro do próximo ano.
As inscrições devem ser realizadas no site do SIREE. Os artigos devem contar experiências inovadoras na gestão e descarte de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. Além disso, o site do evento apresenta algumas regras formais as quais os artigos devem seguir para serem considerados.
O Porto Digital é referência em resíduos eletroeletrônicos, por causa da iniciativa chamada ITGreen – Centro de Gestão em Resíduos Eletroeletrônicos. O projeto preocupa-se em resolver esse grave problema socioambiental contemporâneo. Com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com o qual há um convênio, o maior parque tecnológico do Brasil elaborou um Guia de Boas Práticas para a Gestão de TI Sustentável. A iniciativa faz que o polo recifense seja referência no assunto no país.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova