São Paulo, setembro de 2013 – Os responsáveis pelos mais importantes parques tecnológicos do mundo estarão em Recife, entre os dias 13 e 17 de outubro. A data marca a realização do evento 30ª Conferência Mundial da IASP e XXIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, maior acontecimento internacional de inovação do ano.
Com o tema "Parques tecnológicos modelando novas cidades", o congresso debaterá a importância desses ambientes de inovação para o desenvolvimento dos centros urbanos, tendo como metas a investigação e a criação de empresas e soluções que contribuam para melhorar a qualidade de vida nas cidades.
Entre os palestrantes em destaque, estão pesquisadores, diretores de parques tecnológicos e representantes de organizações internacionais e de entidades governamentais, tais como:
Anthony Townsend – pesquisador do Institute for the Future, centro de pesquisa independente no Vale do Silício. Entre suas áreas de especialidade está a convergência entre tecnologia e urbanização.
Hardy Rudolf Schmitz – CEO do Berlin Adlershof, parque tecnológico da capital alemã.
Rick Weddle – presidente da IASP para os Estados Unidos. Especialista em parques tecnológicos e áreas de inovação.
Luis Sanz – diretor geral da IASP, que poderá falar sobre o contexto dos habitats de inovação no mundo e sobre a programação do evento.
Josep Pique – presidente da divisão europeia da IASP e gerente do 22@Barcelona, um dos melhores exemplos de parques tecnológicos integrados a centros urbanos.
Malcolm Parry – gerente do Surrey Research Park no Reino Unido.
Herbert Chen – do Tuspark, na China, e presidente da divisão de Ásia da IASP.
Valerie D’Costa – representante do infoDev, programa do Banco Mundial para fomentar o empreendedorismo inovador. É porta-voz da organização internacional nos assuntos relacionados ao incentivo da inovação.
Marco Antonio Raupp – Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. Foi diretor geral e um dos foi diretor geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).
Francilene Garcia – presidente da Anprotec e diretora da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, um dos mais tradicionais parques tecnológicos do país. Atua também como Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.
Carlos Alberto dos Santos – diretor-técnico do Sebrae, é especialista em políticas de desenvolvimento na América Latina e na África, com foco em micro e pequenas empresas, finanças e desenvolvimento local.
Francisco Saboya – diretor-presidente do Porto Digital, parque tecnológico de Recife, considerado um dos melhores do país (e anfitrião do evento).
Mauricio Guedes – ex-presidente da Anprotec, foi o primeiro brasileiro a presidir a IASP. É diretor do Parque Tecnológico do Rio, vinculado à UFRJ.
José Eduardo Fiates – ex-presidente da Anprotec, dirige o Sapiens Parque, de Florianópolis (SC).
O congresso é organizado pelo Porto Digital, com realização da IASP, da Anprotec e do Sebrae. Entre os patrocinadores estão a Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco (SECTEC) e a Prefeitura da Cidade do Recife. Também apoiam o evento entidades federais como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Outras instituições patrocinadoras são a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Sobre a Anprotec
Criada em outubro de 1987, a Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), com sede em Brasília (DF), é a única organização brasileira representativa das entidades gestoras de incubadoras de empresas, polos, parques tecnológicos e tecnópoles. Tem como missão representar e defender os interesses destas instituições para promover o desenvolvimento socioeconômico do País por meio da criação e do fortalecimento de empresas que possuem como base o conhecimento e a inovação.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.