Segundo docente do Senac São Bernardo do Campo, o início do ano é um bom período para se planejar com objetivo de alcançar a sonhada estabilidade financeira
No início do ano muitos se veem com dificuldades para arcar com gastos, como férias, matrículas escolares, IPTU, IPVA, entre outros dos quais não se pode fugir. Mas é nesse período também que as pessoas se abrem para o planejamento e para adotar medidas em prol da saúde da financeira, segundo Renato Vila Nova, formado em administração com ênfase em ciências contábeis e controladoria, docente da área de gestão e negócios do Senac São Bernardo do Campo. “Se planejar direitinho, dá para pagar tudo e até fazer reserva, ainda que, a princípio, o orçamento fique apertado”, diz.
Seguem, então, algumas dicas práticas do docente para quem quer recuperar o controle da situação financeira ou quer aprender a lidar melhor com o dinheiro.
Anote tudo!
“Anote toda sua renda, incluindo a entrada de dinheiro e os gastos. Dessa forma, fica mais fácil visualizar seu perfil financeiro e determinar quanto dispõe de saldo para cada tipo de despesa. Esse plano inicia antes de receber qualquer verba.”
“Sabendo quanto de dinheiro você terá disponível e quais são as dívidas, fica muito mais fácil essa tarefa de organizar a vida financeira, além de garantir mais assertividade nos percentuais delimitados para cada tipo de gasto.”
Economize!
“Tem que poupar e fazer uma reserva, pois em momentos de despesas extras ou emergenciais, é esse dinheiro que vai ajudar no pagamento.”
No vermelho!
Para quem já possui dívidas e quer colocar as finanças em ordem, o especialista diz que não tem mágica no processo e pondera que é possível eliminar os débitos com calma e disciplina. Unificar as contas, segundo ele, pode ser uma boa opção.
“Some tudo e veja quanto deve no total. Faça um orçamento de empréstimo com várias instituições financeiras e identifique aquela que oferece a menor taxa de juros e propostas para pagamento. Às vezes é mais vantajoso e econômico dever e pagar uma única credora.”
Se a pessoa não pode pagar à vista ou não tem crédito na praça, é importante relacionar as dívidas e pagar por ordem de prioridade. “O que vai determinar a relevância do débito são os juros e as alternativas de pagamento.”
Consumo consciente!
Renato reforça que algumas mudanças de hábitos também favorecem o controle financeiro e orienta: “Antes de comprar qualquer coisa, mesmo usando a desculpa de que você merece ter aquilo, pense: eu mereço, mas eu posso? Muitas vezes, a gente até merece mesmo, mas apesar disso não pode ter, pelo menos não naquele momento. Não há mal nenhum em esperar mais para possuir alguma coisa, desde que você tenha feito um planejamento coerente e financeiramente seguro antes”.
Prazo!
Renato chama atenção para o tempo necessário para que o resultado de todo esse esforço apareça. “Por um período, a organização e o controle pessoal serão os fatores predominantes para o sucesso. Não vale sabotar o planejamento. Com essas medidas ninguém vai acordar rico do dia para a noite. Mas em um ou dois anos, se seguir à risca a sua proposta, certamente estará financeiramente saudável.”
Para os apressados, o especialista dá um alento. “Em seis meses será possível verificar se o plano está condizente com a realidade, ajustar os percentuais estabelecidos para os gastos e até prever se o resultado será o esperado”.
Senac São Bernardo do Campo
Endereço: Avenida Senador Vergueiro, 400 – São Bernardo do Campo/SP
Informações: www.sp.senac.br/sbcampo