Iniciativa do UNICEF, tendo a Visão Mundial como parceira de implementação, visa mitigar os impactos da Emergência em crianças alojadas
Brasília, 03 de junho de 2024 – Emergências como as chuvas no Rio Grande do Sul deixam crianças e adolescentes em extrema vulnerabilidade, longe de casa e da escola, sob risco de diferentes tipos de violência, e com impactos profundos em sua saúde mental. Sabendo disso, começam a ser instalados, a partir desta segunda-feira, 03 de junho, os “Espaços da Gurizada” em alojamentos na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. A iniciativa faz parte da resposta do UNICEF às chuvas, em apoio ao Governo Federal e governos locais, e conta com a Visão Mundial como parceiro implementador.
Os “Espaços da Gurizada” são espaços seguros e amigáveis que tem como objetivo promover o acolhimento e a proteção de crianças alojadas. Eles contam com profissionais como pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, para realizar atividades de educação não-formal, recreação, apoio psicossocial, identificação e referenciamento para a rede local de casos de violências, proteção e promoção do bem-estar de todas as crianças, como também apoio e orientação para mães, pais e cuidadores.
A inauguração oficial dos “Espaços da Gurizada” acontece na segunda-feira, no alojamento EMEF Carlos Drummond de Andrade. Em seguida, abrem também os espaços nos alojamentos Escola Municipal Professora Nancy Ferreira Pansera, Pastoral LaSalle e no COM – Centro Olímpico Municipal. Os espaços estão sendo desenvolvidos de forma que possam ser mudados para outros lugares, acompanhando a dinâmica dessa emergência e as necessidades e demandas locais.
Para apoiar na realização das atividades com as crianças, os espaços contam com os “Kits Aprender e Brincar”, doados pelo UNICEF à Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, contendo materiais lúdicos, educativos e de apoio psicossocial para proporcionar brincadeiras e aprendizado ajudando a restabelecer um senso de normalidade em situações excepcionais e de maior vulnerabilidade.
“A vasta experiência do UNICEF em emergências mostra que crianças ficam em situação de alta vulnerabilidade, com impactos em sua saúde mental, longe de casa e da escola, e em risco de sofrer diferentes tipos de violência. Os Espaços da Gurizada são locais seguros e acolhedores, em que profissionais capacitados trabalham com as crianças, ajudando a reduzir o sofrimento desse momento, por meio de atividades educativas e recreativas, e estando atentos para a proteção delas contra possíveis violências”, explica Denise Stuckenbruck, representante adjunta do UNICEF no Brasil.
“Com nossa expertise em situações de emergência, a Visão Mundial sempre busca auxiliar, cuidar e apoiar as crianças em maior vulnerabilidade, e no Rio Grande do Sul não poderia ser diferente. Os ‘Espaços da Gurizada’ são essenciais para fornecer auxílio psicológico, oferecendo um ambiente seguro e de apoio durante este período desafiador”, afirma Henrique Santos, coordenador HEA Resposta à Emergência da Visão Mundial Brasil.
A Visão Mundial vai atuar na implementação dos “Espaços da Gurizada” em abrigos da cidade de Canoas. Eles são parte da estratégia do UNICEF para resposta à emergência das chuvas no Rio Grande do Sul. O UNICEF atua na resposta a convite do Governo Federal, em parceria com Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA); Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS); Secretaria de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (SEDES); e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul (CEDICA).
Para viabilizar sua resposta emergencial, o UNICEF conta com apoio de milhares de doadores individuais e a parceria de empresas. A estratégia conta com o apoio financeiro do Departamento de Proteção Civil e Ajuda Humanitária da União Europeia (Echo, na sigla em inglês).
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. A organização está no Brasil desde 1975 atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Para mais informações: http://www.visaomundial.org.br/.
Informações para a Imprensa | ONG Visão Mundial – Mention
Carolina Montuori – carol@mention.net.br | +55 11 96449-6399
Giovanna Leopoldi – giovanna@mention.net.br | +55 11 96312-2030