Como mais um marco em um ano de conquistas, a Kimauánisso garante pódio no All Japan Robot Sumo Tourmant 2024
São Paulo, dezembro de 2024 – A equipe de robótica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), a Kimauánisso, tem conquistado um ano repleto de vitórias. Nos dias 7 e 8, no último mês, os estudantes viajaram ao Japão para participar do All Japan Robot Sumo Tournamnt, que contou com 293 robôs de 15 países diferentes.
Com sua melhor campanha no evento, a equipe conquistou seu sonhado pódio, com 2° e 3° lugar no Sumô Mini 500g Rádio Controlado e 2° lugar no Sumô Mini 500g Autônomo. Além disso, os alunos ficaram entre os Top 8 melhores robôs na principal categoria da competição, o Sumô 3kg Autônomo.
“Fomos a única equipe do continente americano a conseguir estar entre os oito melhores robôs da principal categoria de sumô de robôs do torneio, essa colocação é realmente um marco para nossa equipe, uma vez que o nível dos robôs que participam nessa categoria é altíssimo”, destaca Anderson Harayashiki Moreira, professor do curso de Engenharia de Controle e Automação e coordenador da equipe.
Ano de conquistas
Ao longo de 2024, a Kimauánisso acumulou vitórias e grandes resultados nas maiores competições de robótica nacionais e internacionais. Entre esses destaques, está o RSM Challenge, no qual a equipe arrecadou resultados relevantes e trouxe para casa 10 prêmios. Além disso, os estudantes também competiram no RoboCore Experience (RCX), que aconteceu na Campus Party 2024. No evento, a equipe recebeu 14 troféus e quatro vagas para a competição mundial no Japão, sendo a equipe mais vitoriosa dessa edição.
Neste ano, o IMT também sediou mais uma edição do RoboChallenge, no qual seus estudantes conquistaram mais de 15 troféus, em diversas categorias, reforçando seu protagonismo em competições estudantis de grande peso e alto nível.
“Temos muito orgulho do caminho que nossa equipe tem percorrido, crescendo cada vez mais no cenário e conquistando feitos marcantes para o Instituto, para os alunos e para a evolução da robótica, seja no Brasil ou em outros países”, celebra Moreira.