São Paulo, junho de 2015 – A preocupação com a acessibilidade foi a inspiração para o engenheiro Mauricio Andrioli,CEO da Engrenar, criar a Critco. Incubada no Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia), a plataforma reúne profissionais especializados no desenvolvimento de materiais educacionais e culturais para pessoas com deficiência.
A inovação atende a um mercado importante no país: cerca de 46,9 milhões de brasileiros tem algum tipo de deficiência. Conforme dados do Censo 2010, esses 23% da população tem uma maioria (18%) de deficientes visuais, seguidos das pessoas com deficiência motora (8%), auditiva (5,1%) e mental ou intelectual (1,4%).
A Critco consiste em um portal de contato com profissionais que prestam serviços na área de acessibilidade. A inovação atende um nicho específico, no qual há dificuldade de encontrar especialistas. Segundo Mauricio Andrioli, “diante da dificuldade que muitas instituições encontram na busca de profissionais qualificados, e muitas vezes a necessidade de formar uma equipe disciplinar para executar o trabalho, o site contribui para que instituições tenham condições de tornar seus projetos acessíveis a todas as pessoas”.
Os trabalhos oferecidos pela plataforma estão organizados em cinco áreas: conteúdo digital acessível (sites, cursos on-line, games e materiais digitais acessíveis em geral), produtos táteis (impressão 3D, mapas táteis ou produtos artesanais específicos), audiodescrição (descrição de imagens para pessoas cegas), Libras (Língua Brasileira de Sinais) e transcrição de materiais para leitura.
Com a maior parte de investimentos próprios, a Critco tem financiamento de entidades como CNPq e FAPESP. De acordo com a consultora Mary Grace Pereira Andrioli, “os projetos inscritos visam à produção de aplicativos e dispositivos que favoreçam o acesso ao currículo dentro da sala de aula comum, integrando os alunos, independente de sua deficiência.”.
Para realizar o trabalho, a Engrenar/Critco conta com uma rede de mais de 300 colaboradores em todo o Brasil, incluindo: arquitetos, engenheiros, projetistas, audiodescritores, intérpretes em Língua de Sinais e consultores na área de acessibilidade e inclusão.
Qualquer pessoa interessada pode usufruir desta rede e contratar diretamente os profissionais lá cadastrados, sem custo algum. Para projetos específicos a Critco também pode recomendar equipes especiais.
Sobre a Engrenar
Há 20 anos no mercado, a Engrenar presta consultoria e desenvolve projetos personalizados na área de engenharia, tecnologia e acessibilidade. Sua equipe é capaz de atender a demandas de empresas de todos em projetos de máquinas e equipamentos, otimização de processos, desenvolvimento de tecnologias e outsourcing.
Atendendo às crescentes necessidades de um país onde 45 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência (o equivalente a 23% dos brasileiros), a Engrenar coloca no mercado sua unidade de negócios Critco, criada como uma plataforma de gerenciamento e prestação de serviços em conteúdos e materiais acessíveis. Por meio do site da Critco, é possível contratar profissionais especializados na comunicação com pessoas com deficiência visual e auditiva.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova