São Paulo, janeiro de 2014 – Com mais de 200 empresas em seu perímetro, o parque tecnológico recifense Porto Digital viu algumas de suas participantes vencerem competições, virarem notícia e desenvolverem produtos de sucesso durante o ano de 2013. O reconhecimento atingiu desde os empreendimentos pioneiros do parque tecnológico, até os novatos de suas incubadoras.
Das empresas que pertencem às incubadoras CAIS do Porto e Portomídia, quatro delas venceram eventos de startups. Enquanto Playful Games (CAIS do Porto) e Fisiohub (Portomídia) foram escolhidas para serem aceleradas dentro do programa Startup Brasil; Freshbroker (CAIS do Porto) e Meu Cachê (Portomídia) foram finalistas da etapa regional do Desafio Brasil.
Duas empresas viraram notícia por sua atuação na área de mobilidade e urbanismo. A Colab, criada pela parceria das startups Quicksite e 30ideias, venceu o concurso AppMyCity, que premiou os melhores aplicativos do mundo voltados para solucionar problemas urbanos. Já a Serttel – fornecedora dos sistemas BikeSampa e BikeRio – ajudou a criar o Porto Leve, bike sharing do Porto Digital.
No segmento de negócios, a Estoks, graduada na CAIS do Porto, ganhou a competição Brasil-Canadá 3.0, que a levará para um intercâmbio com seus pares canadenses no primeiro semestre de 2014.
Outro destaque foi para a empresa ProDeaf, que conquistou o prêmio Anuário Telesíntese de Inovação em Comunicações 2013. Seu produto, o aplicativo ProDeaf Móvel, faz a tradução do português para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), ajudando na comunicação de deficientes auditivos.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.