Empresas do Porto Digital estão entre as PMEs emergentes brasileiras - Trama
Voltar para sala de imprensa

Empresas do Porto Digital estão entre as PMEs emergentes brasileiras

 Ivia, Serttel, Segsat e Pitang foram apontadas por pesquisa da consultoria Deloitte com a revista Exame entre as 250 Pequenas e Médias Empresas que mais crescem no país

São Paulo, novembro de 2012 – Mais uma pesquisa confirma que o Porto Digital, maior parque tecnológico do Brasil, é um ambiente propício para o desenvolvimento de empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).  O levantamento “As PMEs que Mais Crescem no Brasil: um estudo sobre os desafios do ambiente de negócios no caminho das empresas emergentes”, da revista Exame, em parceria com a consultoria internacional Deloitte, destaca quatro empresas do polo recifense.

A pesquisa de 2012 avalia o “Custo Brasil” das emergentes, mostrando como fatores desafiadores afetam o crescimento dos negócios. Mesmo com obstáculos como sistema legal e tributário, legislação trabalhista, condições de inovação e comércio exterior, a região Nordeste tem 32% das empresas que mais cresceram, ficando atrás somente do Sudeste. E é nesse contexto, que se encaixa o Porto Digital, com suas PMEs Ivia, Serttel, Segsat e Pitang.

Segundo Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, “o resultado dessa pesquisa mostra que o parque tecnológico é um ambiente propício para as empresas, colaborando não só para o crescimento do ecossistema de TI do Brasil, mas também para o desenvolvimento econômico do país como um todo”.

A Ivia é uma empresa especializada em TIC, que oferece soluções de tecnologia inovadora nos segmentos de finanças, indústria, mídia, saúde e serviço público. Também apontada pela Great Place to Work como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, essa é a segunda edição em que ela aparece entre as PMEs emergentes do país, com sua primeira menção em 2009.

Já a Serttel, no mercado há 23 anos, desenvolve tecnologias para mobilidade urbana. É da empresa os recursos dos projetos Bike Rio e Bike Sampa, implantados com patrocínio do banco Itaú. Com sua unidade de pesquisa em TIC no Porto Digital, a empresa atua em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Alagoas.

A Segsat, por sua vez, é líder de mercado no segmento de monitoramento de veículos. A empresa desenvolve e fabrica sua tecnologia, atuando com grandes seguradoras de automóveis. Atualmente, a Segsat tem mais de 10 mil clientes ativos.

Por último, a Pitang é uma legítima representante do ecossistema de inovação pernambucano. Eleita também pela Great Place to Work como uma das melhores empresas de TI para se trabalhar, a startup é a fábrica de softwares do C.E.S.A.R – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife. A empresa tem três pilares de atuação: desenvolvimento de software e integração de soluções pré-existentes, avaliação de softwares e uma área de cursos que atua em treinamentos para profissionais de TI.

Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.

Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova

Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: