São Paulo, junho de 2013 – O Porto Digital, reconhecido como o melhor parque tecnológico do Brasil, terá duas de suas startups participando do DEMO Brasil América Latina, considerado o maior prêmio da atualidade no segmento. As empresas Freshbroker e Colab representarão o polo tecnológico recifense, concorrendo com outros 39 finalistas brasileiros. A grande competição, que contará com um pitch de cada concorrente, será realizada em 25 e 26 de junho, em São Paulo.
Nascido no Vale do Silício, na Califórnia, o DEMO acontece nos Estados Unidos desde o início dos anos 1990, e reúne empreendedores e investidores do setor. Para chegar à final nacional, as empresas foram avaliadas em quesitos como potencial de mercado, modelo de negócios, equipe, concorrência, escala internacional e inovação.
A Freshbroker é um das startups da CAIS do Porto, incubadora de empresas do Porto Digital. Especializada no mercado de exportação de frutas, a plataforma conecta produtos, comerciantes e compradores, sejam eles varejistas ou atacadistas. Seu produto já tem usuários na Europa, principalmente, na Holanda.
Já a Colab se destaca nos últimos tempos como uma das empresas mais bem sucedidas do parque tecnológico. Seu aplicativo para celular incentiva os cidadãos dos centros urbanos a apontarem os problemas das cidades, divulgando os problemas para que eles cheguem até os governantes. Muito usado em Recife, o sistema também ganha, aos poucos, usuários em outras metrópoles brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
"É sempre bom ver empresas de dentro do Porto Digital ganhando notoriedade em eventos como o DEMO Brasil América Latina", afirma Francisco Saboya, presidente do polo tecnológico. "Essa fama indica que nosso ambiente de inovação é realmente propício para novas ideias", finaliza o executivo.
A seleção para o concurso de startups aconteceu durante seis meses em todo o Brasil e América Latina. Ao final, foram selecionadas 56 projetos, divididos entre: DEMONSTRATOR, que possuem produto e modelo de negócios prontos; e ALPHA PITCH, que têm apenas ideias. A apresentação terá na plateia investidores-anjo, fundos de investimento e grandes empresas do mercado.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.