São Paulo, dezembro de 2013 – A eStoks, empresa graduada pela incubadora Cais do Porto, do Porto Digital, recebeu na última semana o prêmio Brasil-Canadá 3.0. A competição envolveu dez empresas brasileiras e dez canadenses. A recompensa é participar do Canadá 3.0, que será realizado em Calgary, de 20 a 28 de maio de 2014.
A eStoks começou na CAIS do Porto e ganhou visibilidade no meio empreendedor. Segundo seu fundador Ricardo Salazar, estar na incubadora foi importante para inserir a startup no mundo do empreendedorismo inovador. "Até então não fazíamos ideia que existia todo esse ecossistema de investidores, eventos e concursos que podem ajudar a alavancar o negócio de forma mais rápida". O empreendedor acrescenta que "estar associado ao Porto Digital impulsionou a venda dos serviços no mercado pernambucano, pois notamos que os executivos recebiam de forma mais aberta às novidades oriundas do parque tecnológico".
Seu modelo de negócios é um leilão online de objetos de segunda mão, como móveis e máquinas industriais. Cada um dos produtos colocado à venda pelo site é vistoriado por uma equipe própria, que avaliará as condições e proporá os preços para o contratante. Assim que o vendedor aprovar as condições, o produto é colocado no site. O comprador, por sua vez, pode agendar uma visita para analisar o item antes de fechar negócio.
De acordo com Francisco Saboya, presidente do Porto Digital, o reconhecimento na competição internacional veio como fruto do trabalho dos sócios Arthur Rozenblit, Izabel Wanderley e Ricardo Salazar. "A eStoks aproveitou dos vários recursos que disponibilizamos na incubadora, como o networking. O prêmio nada mais é do que o resultado de um trabalho bem feito", explica Saboya.
A Conferência Brasil-Canadá 3.0 teve o tema "Processos criativos na indústria da convergência: oportunidades e desafios para a produção de conteúdo no ambiente da economia digital". Durante o evento, novas empresas brasileiras e canadenses apresentaram seus projetos. Cerca de mil pessoas participaram do encontro, incluindo 50 canadenses que vieram ao Brasil especialmente para o encontro. O objetivo da competição foi o de incentivar novos projetos de tecnologia e mídias digitais.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.