Em sua segunda edição, Mapeamento das Iniciativas de Educação Financeira mostra que ações gratuitas duplicaram em todo o País - Trama
Voltar para sala de imprensa

Em sua segunda edição, Mapeamento das Iniciativas de Educação Financeira mostra que ações gratuitas duplicaram em todo o País

De acordo com o levantamento, iniciativas em escolas públicas cresceram 18% em relação à última pesquisa

 

Brasília, maio de 2018 – Mais de 1.300 iniciativas em todo o Brasil, entre escolas do ensino médio e universidades, públicas e privadas, associações, cooperativas e órgãos da iniciativa privada cadastraram suas iniciativas de educação financeira no 3º Mapeamento Nacional das Iniciativas de Educação Financeira, realizado pela AEF-Brasil – Associação de Educação Financeira do Brasil. Os resultados serão apresentados nesta segunda-feira (14), durante o evento de lançamento da 5ª Edição da Semana ENEF, que acontece em Brasília.

Entre as boas notícias registradas pelo estudo está o aumento do número de ações em escolas públicas. “Em 2013, as iniciativas ultrapassavam pouco mais de 30%. Em 2018, elas saltaram para 50%. Metade das iniciativas mapeadas são da área de educação formal. Mais: o número de ações cadastradas esse ano duplicou em relação ao último Mapeamento”, avalia Breno Barlach, gerente de projetos da Plano CDE, consultoria especializada contratada para conduzir o Mapeamento.

Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, os bons resultados se devem ao engajamento de professores e educadores em todo o Brasil com a causa da educação financeira. “Esse envolvimento que hoje é notável, é motivado também pela implantação da Estratégia Nacional de Educação Financeira, que ampliou o acesso ao conteúdo e às tecnologias para promover o aprendizado dentro e fora da sala de aula. A inclusão da educação financeira como tema transversal na nova Base Nacional Comum Curricular, vai impulsionar ainda mais essa movimentação”, conclui a executiva.

 

Mapeamento e Selo ENEF

Realizada entre os meses de fevereiro e março deste ano, a pesquisa mapeou 1383 iniciativas em todo o País, uma média de 70% acima do resultado alcançado no estudo anterior, realizado em 2013, que captou cerca de 800 ações. “Trata-se de uma radiografia do cenário da educação financeira no Brasil. O Mapeamento nos ajudará a conhecer detalhes das ações, levantar números e compreender sua abrangência, além de entender os desafios do setor” – esclarece Claudia.

Além do apoio para identificar o que acontece e quem promove as ações de educação financeira em todo o País, a pesquisa servirá como subsídio ao CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira, para a distribuição do Selo ENEF, reconhecimento que identifica as iniciativas de educação financeira desenvolvidas por meio de ações de informação, formação e orientação, alinhadas com as diretrizes da ENEF.

 

Confira alguns resultados:

Perfil das Instituições

 

 Gratuidade da Iniciativa – Número de iniciativas gratuitas duplicou em relação ao último Mapeamento.

Abrangência – Maior parte das iniciativas têm abrangência nacional ou municipal – são online ou locais.

 

Obs.: Parceria com Secretaria de Educação do Tocantins gerou grande aumento de iniciativas na região Norte

  Temas tratados – Mudanças comportamentais e planejamento são os temas mais abordados pelas iniciativas.

 

 Impacto das iniciativas: mais de oito milhões de pessoas atingidas. Sem contar as iniciativas pequenas (até 500 pessoas).

  

 

 Principais considerações do Mapeamento  

  • Orientações sobre consumo consciente e ferramentas para organização financeira são os temas principais;
  • No eixo de formação, empreendedorismo é o tópico principal;
  • Mudanças comportamentais e planejamento são os temas mais abordados pelas iniciativas;
  • Apenas 40% das iniciativas têm avaliações. Metade delas faz avaliações em dois momentos;
  • Em 2018, foram mapeadas 72% mais iniciativas do que em 2013;
  • Esse aumento ocorreu principalmente pelo crescimento das iniciativas escolares, mas ainda há grande diversidade de instituições;
  • Iniciativas on-line têm maior alcance, enquanto grande parte das iniciativas presenciais são locais – principalmente as iniciativas em escolas;
  • Enquanto 66% das iniciativas atingem até 500 pessoas, 6% chegam a um total de oito milhões de pessoas;
  • A ENEF pode incentivar parcerias de conteúdo e formação entre iniciativas digitais/nacionais e presenciais/locais;
  • É importante incentivar iniciativas direcionadas a públicos mais vulneráveis, como analfabetos, com pouco ou nenhum uso do sistema financeiro e de menor renda.
  • 30% das iniciativas contam com profissionais voluntários;
  • Entre os professores em iniciativas escolares, apenas 31% passaram por cursos de capacitação. 15% das iniciativas são dedicadas à formação de professores em educação financeira;
  • Parcerias com Secretarias de Educação são importantes para aumentar capacitação e cobertura da educação financeira.

 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: