Iniciativa conta com Silatech e outros parceiros do setor privado, do poder público, da sociedade civil e de agências da ONU
Criar oportunidades de desenvolvimento de habilidades, aprendizagem, estágio, emprego e participação cívica para jovens em situação de vulnerabilidade. Esse é o objetivo da iniciativa “1 Milhão de Oportunidades” (1MiO), do UNICEF no Brasil. Lançado em outubro de 2020, 1MiO já gerou mais de 500 mil oportunidades no País. A iniciativa conta com a parceria da Silatech e outros parceiros do setor privado, além do Governo Federal, da sociedade civil, da OIT e do Pacto Global da ONU.
O Brasil enfrenta desafios significativos em relação ao emprego juvenil. Após a recessão de 2015 e a pandemia de COVID-19, a taxa de jovens de 18 a 24 anos que não estudam e também nao trabalham é a segunda mais alta do mundo. Esse cenário tem um impacto profundo no desenvolvimento social e econômico do país. Em 2023, o Brasil registrou 5,2 milhões de jovens desempregados, dos quais 55% são mulheres e pessoas pretas e pardas (dados do Ministério do Trabalho e Emprego).
Além disso, o país apresenta altos índices de pobreza infantil e juvenil, com mais de 60% das crianças e adolescentes de até 17 anos vivendo na pobreza. A exclusão escolar e a falta de oportunidades básicas contribuem para esse ciclo de exclusão e pobreza. Durante a pandemia, 5,1 milhões de adolescentes e jovens ficaram sem acesso a atividades escolares, e quase 47% da população com mais de 25 anos não completou o ensino médio.
Neste contexto é que surge o 1 Milhão de Oportunidades, iniciativa do UNICEF criada para enfrentar esses desafios de frente, promovendo a inclusão produtiva e o desenvolvimento de habilidades entre a juventude brasileira. “Desde seu lançamento, o 1MiO tem contribuído para proporcionar oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego, ajudando a reduzir a taxa de desemprego juvenil e a melhorar as perspectivas de vida de milhares de jovens”, explica Gustavo Heidrich Oliveira, Oficial de Programas do UNICEF e coordenador da iniciativa.
Hassan Ali Al-Mulla, CEO da Silatech, afirma: “Na Silatech, acreditamos que os jovens são a chave para abrir as portas do futuro e desenvolver sociedades prósperas. Por meio de nosso trabalho conjunto para fomentar o empreendedorismo, estimular a inovação e conectar os jovens a oportunidades de emprego, nós nos esforçamos para criar um ecossistema poderoso que permita que os jovens alcancem todo o seu potencial. Estamos confiantes de que nossa missão pode ser alcançada por meio de colaborações e parcerias internacionais frutíferas. Por isso, nossa parceria com o UNICEF-Generation Unlimited (GenU) para implementar o 1MiO é um testemunho impactante de nossa missão compartilhada de promover a inclusão produtiva e abrir caminhos de carreira para que os jovens talentos prosperem. Juntos, temos o compromisso de conectar mais jovens talentos a oportunidades de emprego impactantes com o objetivo de transformar suas vidas para um futuro melhor.”
Ao focar em desenvolvimento de habilidades e competências em cinco categorias (foundational, job-specific, transferrable, digital e entrepreneurial), o 1MiO tem capacitado jovens para se tornarem mais preparados para o mundo do trabalho. Além disso, a iniciativa promove o empreendedorismo e a geração de renda, oferecendo alternativas viáveis para aqueles que enfrentam a exclusão social e econômica. Por meio de parcerias estratégicas com empresas e organizações, o 1MiO tem conseguido criar um ambiente mais inclusivo e equitativo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Com vistas a promover a inclusão produtiva dos jovens no mundo do trabalho e fomentar o trabalho decente e protegido, desde o lançamento do 1MiO, 226.229 oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego em empresas parceiras foram preenchidas por jovens em situação de vulnerabilidade, com idades entre 18 e 29 anos.
Para além da geração de oportunidades, o 1MiO desenvolveu uma metodologia de engajamento para o setor privado, para garantir que as empresas estejam preparadas para acolher, reter e desenvolver jovens talentos. A promoção da transformação cultural das empresas é um foco central, realizada através dos “oito passos” para garantir a inclusão produtiva das juventudes mais vulneráveis. No total, mais de 800 reuniões de sensibilização foram realizadas com empresas, abordando temas como diversidade e inclusão, mentoria, desenvolvimento de carreira e apoio em casos de violência e violação de direitos.
“Eu estava procurando a oportunidade de entrar no mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos que adquiri durante o ensino médio”, compartilhou Mireya De La Rosa de Almeida, 22 anos, beneficiária do 1MiO do Rio de Janeiro. Ela agora trabalha na Star One, uma empresa do grupo Claro, no Centro de Operações de Satélites (COSAT), dando suporte aos técnicos e monitorando os links de satélites para intervir em caso de falhas. “Consegui este trabalho graças ao projeto Dupla Escola, patrocinado pelo Instituto Claro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro”. Após a formatura, a Claro ofereceu a todos os alunos a oportunidade de participar de entrevistas de emprego, o que resultou na primeira entrevista e emprego de Mireya aos 19 anos. “Hoje estou cursando Engenharia de Produção no CEFET e meu sonho é poder continuar crescendo profissionalmente, continuar adquirindo conhecimento e me tornar especialista na minha área de atuação. Vou proporcionar estabilidade financeira para mim e para minha família. O trabalho que tenho hoje está alinhado com esse sonho, pois a cada dia ganho mais experiência e amadureço na área”, complementa a jovem Mireya.
Atualmente são 185 empresas parceiras, das quais 56 ingressaram em 2023, incluindo algumas das maiores empregadoras do Brasil. Essas empresas têm acesso autônomo à plataforma do 1MiO, assim, elas conseguem publicar e divulgar as oportunidades de formação e desenvolvimento profissional ofertadas sem precisar de mediação.
Além disso, a primeira Feira de Oportunidades 1MiO, realizada em São Paulo, foi um marco significativo, reunindo cerca de 400 jovens e oferecendo mais de 2.000 vagas de emprego, demonstrando o compromisso contínuo do setor privado em promover a empregabilidade de jovens. Por meio dessas ações, o 1MiO tem conseguido não só aumentar o número de jovens empregados, mas também fomentar um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado.
No Brasil, a iniciativa já alcançou muitos marcos importantes:
- Total de oportunidades criadas: A iniciativa 1MiO gerou 512.870 oportunidades, das quais 186.454 foram para desenvolvimento de habilidades e 326.416 para trabalhos decentes.
- Colocação em empregos: Em 2023, um total de 232.743 oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego formal foram preenchidas por jovens em situações vulneráveis, superando significativamente a meta para o período.
- Expansão do 1MiO: A iniciativa agora inclui 170 empresas, 1.834 municípios, 8 centros urbanos, 7 estados e 35 organizações sociais.
- Feira de Oportunidades 1MiO: A primeira feira presencial realizada em São Paulo reuniu cerca de 400 jovens e ofereceu mais de 2.000 vagas de emprego, além de workshops, cursos e outras atividades culturais e educativas.
Intervenções e impacto:
O 1MiO tem sido fundamental para fomentar o empreendedorismo, a geração de renda e o desenvolvimento de habilidades interpessoais entre os jovens brasileiros, contribuindo para melhorar seus padrões de vida e promover o crescimento econômico sustentável. A inclusão produtiva é um dos principais focos da iniciativa, promovendo a aprendizagem e a formação técnica para combater o trabalho infantil e a informalidade, que atinge 51% das mulheres e 56% dos jovens pretos e pardos.
Parcerias e engajamento:
- Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva da Juventude: Lançado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Pacto Global da ONU, este pacto visa fomentar políticas públicas e o diálogo social para a empregabilidade e geração de renda para jovens vulneráveis.
- Empresas Parceiras: Desde o lançamento da 1MiO, 292.489 oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego foram preenchidas em empresas parceiras, com 56 novas empresas aderindo à iniciativa em 2023
- Treinamento e Desenvolvimento: A plataforma “Passport to Earning” foi lançada para oferecer cursos certificados gratuitos a jovens, com a meta de treinar 300.000 jovens até 2025.
Impacto social e econômico:
Por meio da criação de oportunidades educacionais, formação profissional e acesso ao mundo de trabalho, a iniciativa 1MiO está ajudando a reverter o ciclo de exclusão e pobreza que afeta milhões de jovens no Brasil. A aprendizagem, como uma das principais formas de inserção inicial no mercado de trabalho, tem mostrado resultados promissores, com 68% dos jovens participantes dos cursos na plataforma conseguindo emprego formal após a experiência.
Sobre Generation Unlimited
Lançada pelo Secretário-Geral da ONU na Assembleia Geral da ONU de 2018, a Geração Ilimitada é uma parceria global líder entre o setor público, privado e a juventude, com a missão de capacitar e conectar os 1,8 bilhões de jovens do mundo a oportunidades de emprego, empreendedorismo e impacto social. Ancorada na UNICEF, a parceria reúne organizações e líderes globais, incluindo Chefes de Estado, CEOs, Chefes de agências da ONU e defensores da sociedade civil, junto com jovens, para co-criar e entregar soluções inovadoras em escala global.
About Silatech
A Silatech é uma organização internacional de desenvolvimento socioeconômico, não governamental e sem fins lucrativos, com a missão de conectar os jovens a oportunidades econômicas por meio de iniciativas inovadoras de emprego e empreendedorismo. Nossa visão é um mundo próspero no qual os jovens tenham acesso a empregos reais e contribuam ativamente para o desenvolvimento socioeconômico de suas sociedades.
A Silatech foi lançada por Sua Alteza, a Sheikha Moza Bint Nasser, em 2008, com os jovens no centro de sua visão, impulsionada pela crença de que, quando os jovens são capacitados e investidos, eles podem se tornar agentes ativos de mudança em suas comunidades e países, criando as mudanças socioeconômicas necessárias para gerar estabilidade e crescimento econômico sustentável.
Desde a sua criação, por meio de sua rede de parceiros, a Silatech conectou mais de 2 milhões de homens e mulheres jovens a oportunidades de emprego e empreendedorismo em todo o mundo e tem o compromisso de conectar ainda mais 5 milhões de jovens a empregos reais. A Silatech e seus parceiros implementam uma abordagem abrangente e utilizam metodologias holísticas que apoiam a criação de ecossistemas favoráveis à capacitação socioeconômica dos jovens.