Dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue estimam que o setor cresceu 10% nos últimos cinco anos
São Paulo, setembro de 2024 – A educação bilíngue, uma realidade em crescimento no Brasil, é aplicada desde a educação infantil até o ensino médio. Com mais de 1,2 mil escolas bilíngues no país, segundo a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI), essa abordagem educacional proporciona benefícios cognitivos e amplia as oportunidades na vida adulta. Estima-se que o setor tenha crescido 10% nos últimos cinco anos. Dentro desse cenário emergente, as escolas Pueri Domus (SP), Sphere International School (SJC/SP) e Carolina Patrício (RJ) ― integrantes das Escolas Premium do Grupo SEB ― são exemplos de instituições reconhecidas no cenário educacional pela tradição no ensino bilíngue.
“Nossa metodologia de ensino focada na educação bilíngue, com o apoio de importantes ferramentas tecnológicas, é reconhecida por proporcionar uma série de benefícios para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças e adolescentes, que vão da resolução de problemas à empatia ― capacidades tão exigidas em um mundo cada vez mais conectado”, afirma Christina Sabadell, Head das Escolas Premium do Grupo SEB.
Pesquisas da Universidade de Nova Iorque indicam que o domínio de uma segunda língua desde cedo desenvolve um perfil multitarefa nos alunos. Além disso, especialistas em educação e psicologia apontam que o ensino bilíngue causa mudanças estruturais no cérebro, auxiliando em funções executivas como flexibilidade cognitiva, pensamento criativo e gerenciamento da atenção e do tempo.
Benefícios psicológicos e multiculturais
Conhecer outro idioma vai além da tradução de palavras; é sobre entender e apreciar diferentes conceitos e culturas. Isso faz dos bilíngues intermediários culturais, capazes de construir pontes entre diversas realidades. Outro ponto é que, no mundo globalizado, pessoas bilíngues possuem vastas oportunidades de emprego e horizontes sociais mais amplos. Elas estão mais engajadas no desenvolvimento mundial e na sociedade em geral.
A formação bilíngue também promove uma compreensão multicultural mais profunda. Alunos bilíngues são capazes de combinar e misturar aspectos de diferentes culturas, adaptando suas escolhas linguísticas e culturais conforme as necessidades.
“A sala de aula bilíngue serve como um espaço inspirador para os alunos. Notamos os resultados nos trabalhos e provas escolares, nos quais eles utilizam legendas, rótulos e mostram uma criatividade que reflete o conhecimento em dois idiomas e culturas, expandindo suas mentes”, finaliza Sabadell.