Parceria entre TV Escola e AEF-Brasil gera produção de cinco novos episódios que serão apresentados a partir de agosto
São Paulo, agosto de 2017 – Um dos pilares do novo Ecossistema de Educação Financeira para o biênio 2017-2018 é a parceria da AEF-Brasil com a TV Escola, que, entre outras iniciativas, prevê a produção de cinco episódios especiais do programa “Sua Escola, Nossa Escola”.
Eles serão exibidos pela TV Escola a partir de setembro e abordarão a Educação Financeira baseada em experiências realizadas em escolas públicas de cinco cidades brasileiras – Macapá (AP), Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína (TO) e Palmas (TO).
O objetivo da série especial é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Educação Financeira, dando visibilidade a projetos já existentes. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.
Com cinco episódios de 26 minutos, a série Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira é totalmente gravada na escola, por meio de entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto.
O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG, da Fundação Itaú Social e do Instituto Unibanco.
Caso de sucesso
Para Melissa Rabelo de Souza, pedagoga da escola pública Dr. Paulo Pinto Nery, de Manaus, há três anos, e participante de um episódio do programa, a experiência com os alunos é transformadora. “Pelos relatos que coletamos, percebemos que eles sentem o reflexo imediato do que foi aprendido durante as aulas, na vida doméstica e em suas famílias. Alguns dos resultados imediatos são ajudar na construção de orçamentos e na fuga de armadilhas de despesas, por exemplo”, relata.
O Programa de Educação Financeira é aplicado na escola Dr. Paulo Pinto Nery desde 2015, e já contou com a participação de 180 alunos do Ensino Fundamental. Neste ano, a turma de 37 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, que tem aulas com a Professora Neuza Olívia Moura, foi a protagonista de um dos episódios da série, com dois alunos entrevistados. “Esse é um projeto fundamental, que ajuda a nova geração a ter mais consciência financeira, entender melhor seus gastos, valores e descobrir novas formas de lidar com dinheiro em momentos de crise”, afirma a pedagoga.
Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar desejos imediatos com necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos é o aumento do hábito de poupar, outro pilar importante da educação financeira. Todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, pois, além de tornar o sistema financeiro mais sólido e eficiente, também garante condições melhores para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, conclui.
Onde e quando será exibido
4/9 – Joinville
11/9 – Macapá
18/9 – Araguaína
25/9 – Manaus
2/10 – Palmas
A TV Escola distribuirá o programa em toda a sua grade. Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br.
Sobre a parceria AEF-Brasil e TV Escola
Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.
Sobre a AEF- Brasil e a ENEF
A AEF – Associação de Educação Financeira do Brasil tem como principal foco de atuação a promoção e fortalecimento da causa da educação financeira em todo o país. A Instituição desenvolve tecnologias educacionais e sociais que visam despertar no cidadão brasileiro um comportamento financeiro saudável e consciente. Entre os projetos de destaque estão programas de educação financeira voltados a crianças e jovens dos Ensinos Médio e Fundamental, além de projetos com foco em adultos que beneficiam, sobretudo, mulheres e idosos. O programa voltado ao Ensino Médio, por exemplo, já foi aplicado em escolas de cinco Estados e no Distrito Federal e, de acordo com avaliação do Banco Mundial, gerou um aumento da capacidade dos jovens de adotar práticas financeiras mais conscientes.
A AEF é uma OSCIP criada para executar a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, uma política pública lançada em 2010 com a finalidade de disseminar a educação financeira junto à população. A Instituição foi constituída e ainda hoje é mantida por quatro importantes instituições do sistema financeiro nacional: ANBIMA – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais; BM&FBOVESPA – Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros; CNSEG – Confederação Nacional de Seguros Privados e FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos. Todas elas são membros do CONEF – Comitê Nacional de Educação Financeira. São parte do CONEF: Banco Central do Brasil, Comissão de Valores Mobiliários, Superintendência Nacional de Previdência Complementar, Superintendência de Seguros Privados, Ministério da Justiça e Cidadania, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda, ANBIMA, B3, CNseg e FEBRABAN.
Sobre a TV Escola
A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o ENEM.