Presidente do parque tecnológico participará do debate "Empreendedorismo e Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades"
São Paulo, julho de 2012 – Depois de cinco edições anuais em São Paulo, a Campus Party, maior acontecimento tecnológico do mundo, será realizada em Recife. Como referência na área de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), não só na região Nordeste, mas também no Brasil, o Porto Digital não poderia deixar de marcar presença. Além de fazer intervenções em desafios para startups, Francisco Saboya, presidente do parque tecnológico, falará sobre empreendedorismo e economia criativa.
A relação entre Economia Criativa e TIC é um dos novos pilares do Porto Digital. No último mês de junho, o APL (arranjo produtivo local) lançou o edital para sua incubadora, que promoverá ideias nesses temas – a PORTOMÍDIA. Serão selecionados nove empreendimentos inovadores nas áreas de design, jogos digitais, multimídia, cine-vídeo-animação, música e fotografia que façam uso intensivo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e do Design, que passarão, inicialmente, por uma fase de pré-incubação, com duração de seis meses. A fase de inscrições ocorre entre 16 de julho e 14 de setembro.
Com estimativas de que a Economia Criativa corresponda a 2,6% do Produto Interno Bruto do país, o tema tem repercutido com frequência nos meios acadêmico, de empreendedorismo e de inovação no Brasil. Algumas iniciativas oficiais incentivam empresas nesse setor, como a criação da Secretaria Especial de Economia Criativa, ligada ao Ministério da Cultura, e algumas linhas de crédito do BNDES.
Outras intervenções
O Porto Digital também participará da Campus Party como parte de bancas julgadoras de desafios. Os empreendedores que se apresentarão nas competições Geeks on Campus e Wayra Contest serão avaliados por representantes do parque tecnológico. Ademais, como premiação para os melhores projetos, os vencedores terão garantida sua vaga para a incubadora focada em TIC do Porto Digital, a C.A.I.S. do Porto.
Sobre o Porto Digital
O Porto Digital é um dos pilares da nova economia do Estado de Pernambuco, com 200 empresas que faturaram uma média de R$ 1 bilhão (2010) e empregam mais de 6.500 pessoas. Sua atuação se dá em atividades altamente intensivas em conhecimento e inovação, que são software e serviços de tecnologias da informação e comunicação e economia criativa, em especial os segmentos de games, multimídia, cine-vídeo-animação, música, design e fotografia, além de propaganda e publicidade.
Considerado uma referência na implementação do modelo da ‘triple helix’, o Porto Digital é fruto de uma ação coordenada entre empresas, governo e academia, que resultou, após 10 anos de sua fundação (2000), num dos principais ambientes de inovação do País.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre Inovação: @tramainova