Ação será organizada pelo Instituto Camila e Luiz Taliberti no dia 25 de janeiro às 12h28, horário exato do dia do rompimento da barragem
São Paulo, janeiro de 2021 – Em 25 de janeiro de 2019, às 12h28, acontecia o desabamento da Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, maior tragédia da história brasileira, somadas as perdas humanas e ambientais. Dois anos depois, as famílias das vítimas ainda buscam respostas e reparação pelo que aconteceu.
Para homenagear as 272 vítimas, o Instituto Camila e Luiz Taliberti, uma iniciativa coletiva de amigos e familiares de Camila e Luiz Taliberti, vítimas do rompimento, realizará uma ação na próxima segunda-feira, dia 25, na Avenida Paulista com a Rua Pamplona, em São Paulo, às 12h28 (horário do rompimento da barragem). Os voluntários do Instituto estenderão a faixa “Tragédia de Brumadinho 25.01.19 – 272 vidas interrompidas”. Além disso, terá o disparo da sirene por 60 segundos, sirene esta que não tocou no dia da tragédia.
Em seguida, a porta voz do Instituto fará um pronunciamento falando sobre os desdobramentos da tragédia, reforçando o seu grande impacto com o objetivo de fazer com que o ocorrido não seja esquecido e não se repita. Antes, a partir das 9h, os voluntários farão uma instalação fotográfica que irá marcar os dois anos da tragédia, na Avenida Paulista, entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Pamplona, que ficará exposta para a população até o final da tarde.
Para também homenagear as vítimas da tragédia, o Instituto Camila e Luiz Taliberti realizou uma parceria com a SOS Mata Atlântica e serão plantadas 272 árvores, a partir do dia 25 de janeiro, ao longo de todo o ano, representando cada vítima. No mesmo sentido, será realizada uma mobilização pelas redes sociais, a partir das 12h30 desse dia, em parceria com o Projeto Plantar, para que a população plante uma muda em homenagem às vítimas e registre nas redes sociais com a hashtag #PlanteiPorBrumadinho.
“Dois anos se passaram e ainda há muitos questionamentos entre nós familiares porque a tragédia apenas começou no dia 25 de janeiro de 2019. Ela ainda se faz presente entre nós. Lutamos para que outras tragédias como esta não ocorram, para que haja responsabilidade por parte das empresas e para que outras famílias não sejam destruídas. São 730 dias buscando respostas”, esclarece Helena Taliberti, presidente do Instituto Camila e Luiz Taliberti.
Serviço
Evento em homenagem às vítimas de Brumadinho
Local: Esquina da Avenida Paulista com Rua Pamplona
Data: 25 de janeiro de 2021
Agenda:
9h – 17h -< instalação fotográfica que irá marcar os dois anos da tragédia, na Avenida Paulista, entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Pamplona
12h25 -< apresentação da faixa “Tragédia de Brumadinho 25.01.19 – 272 vidas interrompidas”
12h28 -< disparo da sirene e discurso da porta voz do Instituto Camila e Luiz Taliberti
12h35 -< lançamento da campanha Plante uma Muda em homenagem às vítimas de Brumadinho e registre nas redes sociais com a hashtag #PlanteiPorBrumadinho