Documentário “Quem é o Selvagem agora?” destaca a conexão profunda entre os povos indígenas e a natureza - Trama
Voltar para sala de imprensa

Documentário “Quem é o Selvagem agora?” destaca a conexão profunda entre os povos indígenas e a natureza

Com apoio da Fundação Grupo Volkswagen, o curta-metragem, que estreia em 05/09, explora a rica cultura da aldeia Guarani Mbya, localizada em São Bernardo do Campo 

São Paulo, 03 de Setembro de 2024 – Estreia no próximo dia 05/09 o documentário “Mava etu ndape kuaai? – Quem é o selvagem agora?”, produzido a partir de uma colaboração entre o Instituto Social Cultural Brasil e a Secretaria do Estado da Cultura, Indústria e Economia Criativa de São Paulo, com apoio da Fundação Grupo Volkswagen. O lançamento do curta-metragem acontece em evento realizado na Universidade Federal do ABC (UFABC), no campus de São Bernardo do Campo, às 18h30, com entrada gratuita.  

O documentário retrata a vida de indígenas da aldeia Guarani Mbya, localizada em São Bernardo do Campo, e convida os espectadores a refletirem sobre a conexão entre seres humanos e natureza. Ao explorar essa temática, o filme destaca a importância de práticas culturais sustentáveis e da conservação dos territórios indígenas, que desempenham um papel vital na preservação do meio ambiente. 

Vitor Hugo Neia, Diretor-Geral da Fundação Grupo Volkswagen, afirma que o apoio à produção reforça a missão da instituição de impulsionar a mobilidade social por meio de iniciativas que ajudem a desenvolver comunidades e fortalecer a cidadania. “O apoio ao documentário é fruto de um edital realizado pela Fundação, que financiou oficinas de formação de jovens indígenas em práticas audiovisuais. As comunidades tradicionais estão entre os públicos prioritários da Fundação Grupo Volkswagen em São Bernardo do Campo, cidade onde nascemos e na qual está localizada nossa sede e um dos nossos territórios de atuação. Isso inclui a região do chamado Pós-Balsa, área de proteção ambiental que abriga as comunidades indígenas do município. Essa iniciativa soma-se a uma série de outras ações sociais que a Fundação vem realizando em parceria com a aldeia Guyrapaju, o que reforça nosso compromisso com a mobilidade social e o combate às desigualdades”, explica Neia.  

O Diretor reforça também a relevância da produção para estimular, junto à sociedade civil, a compreensão intercultural e a valorização da diversidade. “Segundo o último Censo, o Brasil tem mais de 1,6 milhão de indígenas. São pessoas que precisam ser ouvidas, ter suas causas apoiadas, sua história e cultura valorizadas e respeitadas. Em tempos de mudanças climáticas, eles são essenciais para a preservação do meio ambiente e têm muito a nos ensinar. Considero que este documentário traz uma contribuição importante nesse sentido, com o protagonismo que é devido a essas comunidades, além de promover o diálogo sobre a importância de se respeitar e preservar a diversidade étnica, cultural e de saberes e visões de mundo”, disse Vitor.  

Mais informações sobre o projeto que produziu “Mava etu ndape kuaai? – Quem é o selvagem agora?”, podem ser obtidas no site da Instituição. 

Ficha técnica:   

Realização: Instituto Social Cultural Brasil, em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura, Indústria e Economia Criativa de São Paulo 

Apoio: Fundação Grupo Volkswagen 

Direção Colaborativa: Fábio Fétter 

Pesquisa e Narração: Nardo Negreiros 

Pesquisa: Marcos Aguiar 

Formato: Curta-metragem 

Tempo de duração: 19 minutos 

 *Fonte: Censo IBGE 2022 


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: