O ensino privado é o responsável pela maior parte da educação superior brasileira. Atualmente há cerca de 3,4 milhões de universitários, número que deve dobrar em 10 anos. O setor movimenta mais de 12 bilhões de reais anuais e ocupa a segunda posição em percentual de crescimento no Brasil, perdendo apenas para agronegócios.
Mas a realidade de oferta menor que a procura, responsável pelo enriquecimento de donos de universidades, faculdades e centros universitários, começou há mudar nos últimos cinco anos. De olho no número crescente de alunos e aproveitando a política expansionista do Governo Fernando Henrique e Paulo Renato, surgiram diversas instituições educacionais. E a concorrência se tornou mais acirrada. De acordo com dados do MEC, o número de empresas que atuam no ensino superior aumentou em 56% e há atualmente quase 1.500 espalhadas pelo país.
Marketing é aposta para criar diferencial competitivo
Até muito pouco tempo considerar este tipo de instituição uma empresa ou falar de marketing em ambientes escolares soava como infâmia. Hoje, os empresários do setor entendem que, para enfrentar este mercado, é necessário estratégias de marketing bem definidas. De acordo com Ryon Braga, diretor da Hoper Marketing Educacional, empresa que presta consultoria nesta área para cerca de 120 instituições de ensino superior, manter uma estrutura na área é considerado um elemento essencial para profissionalizar-se e conquistar diferenciais competitivos. “Tanto que a proliferação das ações de marketing criou uma nova modalidade, denominada de marketing educacional”, ressalta.
Prova do crescente interesse pelo setor é o I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino, que acontecerá em São Paulo entre os dias 12 a 14 de junho. Realizado pelo Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de SP) e organizado pela Hoper, o evento reunirá mantenedores, dirigentes, diretores e gerentes de marketing de mais de 400 instituições de ensino superior, representantes de agências de publicidade, assessoria de imprensa e consultores de marketing e comunicação.
Os painéis de debates irão traçar um panorama de todas as peculiaridades do marketing e da comunicação nas instituições educacionais. A programação inclui conferencistas de peso como Karen A. Fox, PhD (EUA). Co-autora, juntamente com Philip Kotler, do livro “Marketing para Instituições Educacionais”, Fox é conhecida como a maior autoridade em Marketing Educacional do mundo.
Também ministrarão conferências os seguintes profissionais:
Marcos Cobra – Diretor do Departamento de Marketing da FGV de São Paulo. Com 30 livros publicados, é o maior autor brasileiro no tema marketing.
Simon Schwartzman, PhD – Sociólogo, Administrador, Cientista Político e Escritor. Doutor em Ciências Políticas pela Universidade da Califórnia (EUA), já lecionou na FGV, USP e UFMG e presidiu o IBGE por dois mandatos. Atualmente é diretor do AIR Brasil e coordenador do Projeto da UNESCO sobre o futuro da educação na América Latina e Caribe.
Sidnei Basile – Diretor superintendente do Grupo Exame da Editora Abril, que inclui as Revistas Exame e Você s/a.
Renan Dalzotto – Diretor de Marketing Esportivo da UNISUL, especialista em gestão do esporte e marketing esportivo, Jogador de Vôlei da Seleção Brasileira (Medalha de Prata nas Olimpíadas de Atlanta).
Christina Carvalho Pinto – presidente e sócia-proprietária da Full Jazz, agência de propaganda criada em 1996.
Alex Periscinoto – Sócio-presidente da Almap/BBDO e conhecido como um dos publicitários de maior destaque no cenário nacional.
Ryon Braga – Presidente da Hoper Marketing Educacional (primeira empresa especializada em marketing para instituições de ensino no Brasil), diretor e editor da Revista @prender, diretor da CM Editora. Consultor especializado em Marketing Educacional há 14 anos. No congresso fará o pré-lançamento de seu livro: “Marketing para Instituições de Ensino”.
Gilberto Dimenstein – Jornalista, escritor e colunista de mais de 10 jornais, Dimenstein é membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo e Diretor do Projeto Aprendiz.
Yara Peres – Jornalista e publicitária, é vice-presidente da CDN (Companhia da Notícia).
Serviço
I Congresso Brasileiro de Marketing e Comunicação para Instituições de Ensino.
Data: 12 a 14 de junho de 2003
Local: Centro de Convenções Pompéia
Endereço: av. Pompéia, 888, São Paulo
Preço: R$ 450,00
Informações e inscrições: (11) 6914-2595 ou pelo site www.marketingeducacional.com.br
Credenciamento
Os jornalistas que tiverem interesse em realizar a cobertura do evento podem fazer o credenciamento pelo site www. marketingeducacional.com.br. Em caso de dúvida, entre em contato com a Trama Comunicação pelo telefone (11) 5539-1509 ou pelo e-mail helen@tramaweb.com.br
Sobre a Hoper Comunicação & Marketing Educacional
A Hoper Comunicação & Marketing Educacional é uma empresa que atua na área de consultoria voltada às instituições de ensino há 13 anos. Com mais de 120 instituições atendidas por todo o Brasil, é a primeira empresa especializada em marketing educacional e criação publicitária para Instituições de Ensino. Possui uma equipe de consultoria que conta com diversos profissionais atuantes no mercado nacional de educação, abrangendo as áreas de comunicação, marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, gestão e relações internacionais para as instituições de ensino.