A companhia apresentou demandas de melhoria do acesso à fábrica, além de se colocar à disposição dos órgãos competentes
Santa Catarina, fevereiro de 2025 – A diretoria da Pamplona Alimentos, empresa especialista em carne suína, há 76 anos, se reuniu com representantes do Governo do Estado de Santa Catarina, DNIT e da Prefeitura de Rio do Sul/SC, na última sexta-feira (7).
Representando o Governo do Estado de Santa Catarina, estiveram presentes o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper; o coordenador regional de Infraestrutura Vale, Marcell Thiago Poffo. Por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), estiveram presentes o supervisor de Rio do Sul, Cristhiano Zulianello dos Santos, e o superintendente de Santa Catarina, engenheiro Vissilar Pretto. Representando o município, estiveram presentes o prefeito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira; o vice-prefeito de Rio do Sul, Garibaldi Antônio Ayroso; o Secretário de Infraestrutura municipal, Fernando Cesar Souza.
Representando a Pamplona Alimentos, participaram a diretora-presidente da empresa, Irani Pamplona Peters, junto da diretoria executiva da empresa.
Na oportunidade, a companhia reforçou as solicitações de melhoria para a BR-470, no trecho de acesso à fábrica, na travessia da BR 470 e a necessidade emergencial de ciclofaixas na rodovia. “As demandas buscam garantir maior segurança principalmente aos nossos colaboradores, que precisam atravessar a rodovia diariamente, ao saírem de ônibus, ou até mesmo a pé. Também visa trazer maior segurança a fornecedores e parceiros que acessam as dependências em caminhões e carros. Não só a Pamplona precisa dessas melhorias, mas os demais estabelecimentos comerciais e a sociedade ao entorno. Precisamos das readequações nesse trevo de acesso, pois, só na nossa empresa, circulam mais ou menos 2.500 pessoas, quase 350 motos e bicicletas e mais de 300 veículos entre carros, ônibus e caminhões todos os dias”, explica Irani Pamplona Peters, diretora-presidente da empresa.
A presidente da Pamplona Alimentos ainda solicitou ao prefeito municipal a colocação de iluminação nas três pontes de acesso aos bairros Pamplona, Barra do Trombudo e Barragem, além da limpeza e a manutenção delas, implementação de calçadas e ciclofaixas nos bairros. “Nós estamos prezando pela segurança de todos, pois muitos dos nossos colaboradores e a comunidade em geral utilizam as pontes de ligação ao bairro Pamplona e Barra do Trombudo/Barragem. Nelas, a iluminação não é suficiente para atender as necessidades, tornando-as muito perigosas, principalmente para as mulheres no período noturno, além de dificultar a visibilidade na travessia”, enfatiza a diretora-presidente.
Após análise dos cenários, a companhia entregou ao Governo do Estado e à prefeitura ofício com todas as demandas solicitadas e aguarda retorno dos representantes de forma favorável. Em contrapartida, a Pamplona Alimentos agradeceu imensamente a atenção de todos os envolvidos e se colocou à disposição dos órgãos públicos competentes.