São Paulo, janeiro de 2016 – Até o mês de julho, os brasileiros gastaram mais de US$ 750 milhões em viagens internacionais apesar da crise econômica. Para quem está se preparando para viajar nas férias de verão, ai vão algumas dicas de AVG Technologies, empresa de segurança on-line de 202 milhões de usuários, para garantir uma viagem digitalmente segura.
Dinheiro em espécie ou cartão de crédito?
É uma pergunta simples com uma resposta complexa. Muitos estabelecimentos pequenos, mesmo em locais turísticos, aceitam apenas dinheiro, então é sempre uma boa ideia viajar com uma quantia razoável em espécie.
Caso viaje pata fora do país, existem muitos apps que fazem as contas da conversão de valores para a moeda local. Além disso, alguns bancos já possuem o serviço de reserva de moedas estrangeiras e entrega ao usuário em sua agência ou mesmo em casa. Se você precisar encontrar um ATM (caixa eletrônico) no exterior, tente um app como o Localizador ATM, disponível para Android e iOS.
A maior parte dos especialistas em segurança desaconselha usar o cartão na função débito para qualquer coisa além de saques em caixas eletrônicos. Para outras transações, use dinheiro ou cartão de crédito durante a viagem.
Usando o smartphone no exterior
Para a maioria das pessoas, o maior desafio de tecnologia ao viajar para o exterior está em usar celulares e smartphones. A rede de telefonia móvel brasileira funciona, predominantemente, sob a tecnologia GSM (Global System for Mobile), que é a mesma rede predominante na Europa. Por isso, por lá, os problemas são menores. Já na América do Norte, a rede CDMA é mais popular, e para conseguir conectá-la é preciso pedir orientações específicas para a sua operadora.
Se você pretende ligar para outros países durante a viagem, procure comprar um SIM local quando chegar, assim poderá economizar nas chamadas dentro do país visitado. Se você puder usar seu próprio aparelho, obtenha previamente com a operadora um plano de dados e ligações internacionais.
Desligue o smartphone quando não estiver usando. Desligue também o 3G (ou 4G), os dados do celular e os dados em roaming quando não for usá-los. Outro truque é colocar o aparelho em "modo avião", pois ele desabilita automaticamente downloads e atualizações, ou os restringe apenas a áreas com conexão Wi-Fi. Redefina todas as suas estatísticas de uso (assim você pode manter o controle de quanto você está usando o seu telefone, mensagens de texto, correio de voz, etc.)
Os mais tradicionalistas também podem optar por comprar um cartão de chamadas. Em muitos casos, esses cartões oferecem taxas melhores para ligações para celular nos países estrangeiros.
Considerações sobre o Wi-Fi "Livre"
Hoje o Wi-Fi é onipresente e para os viajantes isso é maravilhoso! Mas é preciso cuidado, pois é nesse tipo de rede aberta que muitos dados são roubados. Seja em um café, restaurante ou mesmo no hotel, pergunte ao staff sobre o nome da rede antes de se conectar. Muitos golpes simplesmente usam a nomenclatura de rede "Wi-Fi gratuito" e as pessoas inocentemente se conectam.
Outra dica de precaução é evitar a divulgação de qualquer informação importante em pontos de Wi-Fi gratuito. Isso inclui dados bancários, de cartões de crédito e outros dados pessoais.
Para ajudar, recomendamos o uso do AVG Wi-Fi Assistant, um aplicativo grátis que permite que você criptografe seus dados quando estiver em trânsito e te ajuda a poupar bateria ao desligara busca por Wi-Fi do seu smartphone quando não estiver em uso.
Ah, e finalmente, não esqueça de deixar seu ‘pau de selfie’ em casa, pois pedir ajuda para tirar fotos é uma das melhores formas de conhecer pessoas!
Sobre a AVG Technologies
A AVG é uma das líderes globais em segurança online, fornecendo soluções de software e serviços para dispositivos, dados e pessoas. Com mais de 200 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o portfólio de produtos da AVG para o consumidor final inclui segurança na Internet, otimização de desempenho, e proteção de identidade e privacidade para dispositivos mobile e desktops. Já seu portfólio para negócios – voltado para provedores de serviços gerenciados, VARs e revendedores – oferece soluções para gestão de TI, controle e geração de relatórios, segurança integrada e gestão de dispositivos móveis que simplificam e protegem empresas em diversos países. A AVG possui cerca de seis mil revendas, distribuidores e parceiros em todos os lugares do mundo, incluindo Amazon.com, CNET, Cisco e Ingram Micro.
Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati