Desafios da logística brasileira: preço do combustível e o custo do frete - Linear - Trama
Voltar para sala de imprensa

Desafios da logística brasileira: preço do combustível e o custo do frete – Linear

*Por Fabio Sas, Sócio e Diretor de Comercial da Linear Softwares Matemáticos

Linear - artigo frete

Linear – artigo frete

Os preços do diesel aumentaram quase quatro vezes mais que a inflação nos últimos 12 meses. Apesar de apresentar uma tendência de estabilidade em 2024, o valor médio do combustível aumentou cerca de 74% em cinco anos. Para o setor de logística, que depende fortemente do óleo para o transporte de cargas, essas variações têm um impacto direto nos custos operacionais.

De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), 81,5% dos entrevistados citaram o combustível como o custo operacional de maior impacto nos gastos da empresa. Ainda de acordo com a pesquisa, as maiores dificuldades enfrentadas pelas companhias do segmento de transporte rodoviário de cargas são o preço do diesel (82,3%), seguido pela carga tributária (56,5%) e a dificuldade de reajustar o valor do frete (40,1%).

Confira como o aumento do preço do combustível influencia o custo do frete, os desafios enfrentados pelas empresas e as soluções tecnológicas que podem ajudar a mitigar esses efeitos.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: