Por Walker Batista, Sócio e Diretor de Modelagem e Inovação da Linear Softwares Matemáticos
No cenário dinâmico da logística moderna, a transformação digital emergiu enquanto uma propulsora para aprimorar a eficiência operacional e impulsionar o crescimento das empresas. Apesar dos inegáveis benefícios que a digitalização promete oferecer à cadeia de suprimentos, ainda é possível observar uma certa resistência quanto o assunto é digitalização desses processos nas empresas.
De acordo com a projeção da Transparency Market Research, o mercado de logística mundial deve atingir US$ 15,273 bilhões até 2027. Já no Brasil, o setor pode crescer mais 50% até o final de 2024, segundo o levantamento feito pela MCC-ENET, empresa especializada em indicadores e acompanhamento do desempenho do comércio brasileiro.
Tecnologia desatualizada
Mesmo em meio ao crescimento exponencial, uma das principais barreiras enfrentadas pelas empresas desse setor, é a presença persistente de sistemas legados. Muitas organizações operam com infraestruturas tecnológicas desatualizadas e fragmentadas, tornando a integração de novas soluções digitais uma tarefa complexa e custosa.
Além disso, a falta de padronização nos formatos de dados representa um desafio adicional. Com um grande volume de sistemas e parceiros, garantir a interoperabilidade e uma comunicação eficiente ao longo da cadeia de suprimentos torna-se uma tarefa árdua.
Não é incomum vermos empresas com diversos sistemas e, no final, nenhum deles funcionar de forma adequada. Por isso, na Linear Softwares Matemáticos, priorizamos a construção de softwares que permitam a integração com outras soluções, além de contar com tecnologias que acompanham as demandas atuais da cadeia de suprimentos.
Resistência à digitalização
De acordo com o “Índice Transformação Digital Brasil (ITDBr)” da PwC Brasil, criado em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), mais da metade das empresas analisadas (52,4%) foram classificadas enquanto “seletivas”. O que indica investimentos digitais tímidos e limitados.
Outro dado que chama a atenção é que apenas 25,2% das empresas brasileiras alcançaram a categoria “otimizadoras”, que corresponde ao patamar onde as companhias realmente buscam soluções tecnológicas para alavancar processos.
Assim como os números demonstram, mais da metade das empresas no Brasil direcionam algum investimento para a digitalização de processos, entretanto, essas ferramentas tendem a ser ineficientes para auxiliar no core business dessas companhias. No setor de logística, essa prática tende a ser comum. Investimentos pontuais em tecnologia são feitos, entretanto, é comum que eles não consigam conversar entre si, além de não oferecerem diferenciais competitivos a nível de mercado.
Infraestrutura de tecnologia
Segundo o estudo Own Your Transformation, do IMB IBV (Institute for Business Value), 67% dos líderes brasileiros de supply chain consideram a infraestrutura de tecnologia como o principal desafio das empresas nos próximos dois a três anos. Esse percentual é o maior entre os mais de 35 países que participaram da pesquisa.
Embora o cenário seja desafiador, as empresas brasileiras reconhecem a importância de atualizarem seus processos. Com a alta projeção de crescimento do setor de logística e ainda mais espaço mercadológico para crescer, a expectativa é que nos próximos dois anos o mercado de supply chain injete ainda mais investimentos em tecnologia, justamente para preservar sua cadeia de produção.
Softwares matemáticos são o futuro
Apesar da longa jornada pela frente, as empresas reconhecem que a transformação digital oferece oportunidades altamente mensuráveis para o setor de logística. Ao superar obstáculos com determinação e estratégia, esses negócios podem se posicionar para alcançar altos níveis de eficiência, agilidade e satisfação. Dessa forma, por meio de softwares matemáticos altamente tecnológicos, é possível empoderar gestores no processo de tomada de decisões e gerenciamento de seus negócios.
Um dos grandes diferenciais oferecidos por softwares matemáticos de alto desempenho, como por exemplo o Otmix, é o potencial de análise preditiva que ele oferece. Esse é um ramo da análise avançada que faz previsões sobre resultados futuros usando dados de históricos combinados com modelagem estatística, técnicas de mineração de dados e machine learning.
Essa é uma ferramenta poderosa para orientar a tomada de decisões gerenciais em diversas etapas e áreas de um negócio, como por exemplo: estabelecer a rota mais barata e mais rápida, decidir o modal de transporte, calcular o espaço necessário para estocar, transportar produtos e até mesmo para estabelecer estratégias que diminuam a emissão de poluentes. Ela é uma aliada crucial para potencializar lucros, diminuir perdas e projetar de forma eficiente direcionamentos e novos investimentos para a cadeia logística.
Vale ressaltar que o mercado de logística é um dos que mais crescem no Brasil, com grande influência no PIB, esse setor tem o potencial de impulsionar o crescimento do País. Por isso, investir em tecnologia de ponta e softwares que garantam eficiência operacional é indispensável para um futuro mais promissor para todos.
Walker Batista é Sócio e Diretor de Modelagem e Inovação da Linear Softwares Matemáticos, empresa brasileira que traz a inteligência matemática para a tomada de decisões empresariais, por meio do desenvolvimento de soluções matemático-computacionais para a otimização de processos de supply chain.