Evento reúne bate-papos, palestras e rodas de conversa gratuitas
“É fundamental ter um novo olhar para a pessoa com deficiência intelectual, tratar o tema com a leveza e atenção especial, para promover inclusão e acolhimento”, destaca Simone Cristina Moraes, coordenadora da área de desenvolvimento social do Senac São Bernardo do Campo.
Ao lado dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o tema deficiência intelectual estará no centro dos debates durante Semana Senac de Inclusão e Diversidade, que acontece este mês em mais de 30 unidades da instituição no Estado de São Paulo. Em São Bernardo do Campo, serão promovidos bate-papos, palestras e rodas de conversa, sempre gratuitas.
Inclusão
De acordo com o último Censo Demográfico, mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. Desses, quase 3 milhões possuem deficiência intelectual: “São pessoas que, aos poucos, conquistam seus lugares na escola, na comunidade, no mundo do trabalho e, merecem inclusão em todas as temáticas”, defende Simone.
Segundo a coordenadora, o evento abordará as potências, os desafios e a equiparação de oportunidades no mundo do trabalho para pessoas com deficiência intelectual. “Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre questões ligadas à deficiência intelectual, à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e de fortalecer o diálogo em torno do tema”, acredita ela.
Programação em São Bernardo do Campo
Bate-papo com Guilherme Guimarães Sebastião: Direitos Humanos – avanços e desafios na contemporaneidade
Guilherme Guimarães Sebastião é integrante do Grupo de Estudos e Ações para a Paz e Não Violência (Geapavi), sediado em no Senac São Bernardo do Campo.
Data: 22 de outubro de 2018, segunda-feira
Horário: das 15h30 às 17 horas
Bate-papo e apresentação: Diversidade Cultural – histórias e vivências da aldeia Guyrapa-ju
Além do bate-papo, a tribo apresentará o coral infantil mantido pela aldeia.
Data: 23 de outubro de 2018, quarta-feira
Horário: das 15 às 16 horas
Palestra: Sexualidade e seus Desdobramentos
Data: 24 de outubro de 2018, quarta-feira
Horário: das 10h30 às 12 horas
Bate-papo com Sofia Dominguez Alves: O Dia a Dia Profissional e a Síndrome de Down
Sofia, autora do livro Se eu Fosse Fazer um Poema, conversa com o público ao lado de Nara Lopes Moraes, que atua no Senac nas questões sobre os desafios da Síndrome de Down e as conquistas profissionais.
Data: 24 de outubro de 2018, quarta-feira
Horário: das 15h30 às 17 horas
Roda de conversa com a jornalista Juliana Andréa Vieira Santos: Feminismo Para Quê e Para Quem?
Formada em Jornalismo e pós-graduada em Estudos Brasileiros, Juliana estuda o feminismo como fenômeno cultural. Em 2017, participou do Encontro Latino-Americano de Mulheres, na Colômbia.
Data: 25 de outubro de 2018, quinta-feira
Horário: das 15h30 às 17 horas
Palestra com a psicóloga Elaine Oliveira: Deficiência Intelectual – desafios e conquistas de direitos
Elaine é pós-graduada em Saúde Pública e Emprego Apoiado. Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP, aborda a temática da deficiência intelectual a partir de sua experiência profissional.
Data: 25 de outubro de 2018, quinta-feira
Horário: das 19h30 às 20h30
Todas as atividades do evento são gratuitas e destinadas ao público em geral. Para conferir a programação completa e inscrever-se, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/semanadeinclusao.
Serviço:
Semana Senac de Inclusão e Diversidade em São Bernardo do Campo
Data: 22 a 25 de outubro de 2018
Inscrições e programação: www.sp.senac.br/sbcampo
Participação gratuita