Senac Santos está com inscrições abertas; as turmas iniciam no segundo semestre
Divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os dados do último Suplemento Educação Profissional da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad)* mostram que ter curso técnico no currículo pode fazer a diferença na hora de participar de um processo seletivo. Segundo o levantamento, 48,2% dos entrevistados afirmaram que o conteúdo aprendido na qualificação foi determinante para conseguir um emprego, enquanto 28% informaram que o diploma foi o diferencial.
Especialistas em educação concordam com os estudos e, ainda, acreditam que apostar nos cursos técnicos pode ser um bom caminho para turbinar a carreira e melhorar a vida financeira. O supervisor educacional do Senac Santos, Tiago Rozineli, confirma que candidatos com formação técnica, em média, conseguem salários maiores e mais oportunidades de contratação em relação àqueles com formação básica.
“Isso acontece por que os profissionais formados nesse tipo de curso conquistam capacitação direcionada a um ramo específico, com conhecimentos focados em uma determinada área. Em um processo seletivo, essa é uma condição que diferencia o candidato e o coloca em vantagem frente a outros que possuem apenas a educação básica”, diz Tiago.
Segundo o especialista, as pessoas que estão em início de carreira, ou que desejam mudar o ramo de atuação, são mais beneficiadas pelos cursos técnicos, já que a modalidade é acessível economicamente, oferece formação profissional em tempo relativamente menor e atualiza em relação às tendências do mercado. “As aulas dos cursos técnicos priorizam a prática e aproximam da realidade encontrada no mundo do trabalho, além de possuírem carga horária reduzida e custo mais acessível, em comparação com o ensino superior. Tais fatores favorecem um bom começo para uma trajetória profissional. Para a ascensão da carreira, no entanto, é importante investir em um plano de estudos que considere outros tipos de formação, como graduação, pós-graduação, extensão universitária, entre outras.”
Diante das inúmeras vantagens em optar por um curso técnico, Tiago reforça outro fator importante: “Esse tipo de curso pode ser feito de forma concomitante ou subsequente às aulas do ensino médio regular. Dessa forma, se a pessoa optar por frequentar as aulas profissionalizantes ao mesmo tempo em que estiver matriculado no ensino médio, ele ganha em tempo e consegue uma aceleração na carreira. Com essa possibilidade, adquire-se conhecimento teórico básico e ganha-se o plus das aulas vocacionais específicas, escolhidas conforme a profissão a ser seguida.” Ainda de acordo com o supervisor “o conhecimento extra adquirido nesse tipo de curso é refletido na remuneração oferecida pelas empresas e nas oportunidades disponíveis no mercado”, finaliza.
Oportunidade de formação
O Senac Santos está com inscrições abertas para cursos técnicos nas áreas de comunicação e artes, gastronomia, gestão e negócios, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho e saúde e bem-estar. Para consultar a programação, acesse www.sp.senac.br/santos ou visite a unidade.
“Vale destacar que no Senac, a proposta pedagógica desenvolve competências e forma o indivíduo profissionalmente e pessoalmente; reforça a capacidade de pensar, refletir e incentivar o exercício do raciocínio lógico, o que é benéfico para o candidato como também para a empresa, que contratará especialista diferenciado”, comenta o especialista do Senac Santos.
Serviço:
Local: Senac Santos
Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 309 – Vila Mathias – Santos/SP
*Fonte: