Sala de Imprensa | EDC Group
Voltar para sala de imprensa

Crise de mão de obra nos Estados Unidos cria oportunidade de trabalho para brasileiros

EDC Serviços aproveita retomada da economia americana para reposicionar pessoas no mercado de trabalho

 

Com o apaziguamento da variante Ômicron e potencial fim da pandemia de Covid-19, a expectativa era de que a economia americana apresentasse índices ainda melhores de recuperação. Porém, o cenário verdadeiro é bem mais preocupante, com uma crise de falta de mão de obra em diversos setores e níveis de qualificação.

Parte desse problema é tanto social, com o crescimento populacional mais lento; quanto político, como as barreiras de imigração. Mas também se deve observar como a pandemia mudou a forma de como as pessoas veem o trabalho. Com muitas ainda atuando em home ­office, tendo mais tempo para a família, aos hobbies e gostos pessoais, etc., as empresas, ao tentarem retornar aos escritórios, estão enfrentando dificuldades em manter seus profissionais.

Assim, as empresas americanas começaram a procurar alternativas para encaixar mão de obra capacitada em seus quadros e em paralelo, reduzir custos. A partir dessa percepção, a EDC Serviços, empresa de BPO (Business Process Ousourcing), Consultoria de RH e integrante da EDC Group, viu surgir uma grande oportunidade para profissionais qualificados aqui no Brasil. “A demanda reprimida em setores como os de tecnologia e de indústrias como a automotiva e de alimentação fez com que surgisse uma grande oferta de vagas em diversos tipos de negócios e projetos, para pessoas com formação adequada que atuam nessas áreas”, conta Bruno Oliveira, Diretor de Negócios da EDC Serviços.

Consequentemente, surgiram dois movimentos dessas empresas, a de passar a transferir projetos antes internos para equipes presentes no Brasil, reduzindo drasticamente seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento; e a de criar times específicos que vão desenvolver novos projetos. Segundo Oliveira, parte desse interesse se dá pelo momento de desvalorização do câmbio que reduz os custos das empresas, mas também pelas características positivas do profissional brasileiro, que tende a ser bastante criativo e flexível. “Para o contratado há duas vantagens, tanto a financeira já que o contrato é vinculado em dólar, quanto para o currículo já que são grandes projetos globais de empresas importantes”, diz o executivo.

De acordo com Bruno, o profissional contratado pela EDC Serviços no Brasil atua diretamente para a filial americana do grupo. “O colaborador contratado segue na companhia pelo período de dois anos, podendo ter a chance de ser expatriado, recebendo visto americano e sendo transferido para lá”, conta.

No momento há dois projetos em andamento, um já em atuação com uma das maiores produtoras mundiais de peças automotivas; e a partir de março será desenvolvido um novo projeto com uma empresa do ramo alimentício. Para esse segundo trabalho a EDC abrirá cinco novas vagas e terá como objetivo ampliar esse quadro a partir dos seis meses de operação. “As expectativas são boas, estamos conversando com diversas empresas parceiras e esperamos aumentar continuamente o número de projetos e de profissionais reposicionados no mercado”, conclui Bruno Oliveira.


Fale com a gente

Nossos projetos inspiram pessoas e negócios a se moverem rumo ao futuro. Quer ser um cliente do Grupo Trama Reputale? Entre em contato com a gente!

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Somos uma equipe de especialistas em construir engajamento e confiança, e estamos sempre procurando novas habilidades, desafios e oportunidades.

Cultura e Carreira

Deseja trabalhar conosco? Envie seu currículo!

  • Solte arquivos aqui ou
    Tipos de arquivo aceitos: pdf, Máx. tamanho do arquivo: 10 MB.
    • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

    Se você é jornalista ou influenciador digital e precisa conversar com algum dos nossos clientes, temos o canal para isso.

    Conheça nossa sala de imprensa

    Ou então selecione diretamente a empresa desejada: